Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Duelo de titãs. Vinho tinto ou vinho branco: Qual tem menos calorias?

A resposta não é assim tão simples.

Duelo de titãs. Vinho tinto ou vinho branco: Qual tem menos calorias?
Notícias ao Minuto

13:00 - 30/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle O vinho menos calórico

O seu objetivo é manter um estilo de vida saudável ou emagrecer? A sua resposta vai decidir qual é a opção de vinho mais adequada para si: tinto ou branco. 

O vinho tinto é produzido com uvas inteiras, ou seja, com a pele e sementes. Por esta razão, este motivo de vinho é particularmente rico em antioxidantes.

Já a produção de vinho branco exige que as sementes e pele das uvas sejam retiradas previamente ao processo de fermentação. O que lhe dá um sabor mais doce, por não conter taninos (substâncias antioxidantes presentes, principalmente, na casca e sementes).

Como tal, se pretende apenas manter um estilo de vida saudável e não a perda de peso, o vinho tinto acarreta mais benefícios. 

Relativamente às propriedades nutricionais ambos os néctares apresentam semelhanças. Todavia, há dois aspetos que os diferenciam, sendo que o tinto contém uma quantidade de vitaminas e minerais superior; já o vinho branco tem menos calorias.

A reter um copo de vinho tinto tem 125 calorias e um de branco, 121. Somente uma diferença de quatro calorias. E quando se trata dos açúcares e carboidratos presentes em ambos os vinhos os valores são iguais – um copo tem quatro gramas de hidratos de carbono e um de açúcar.

Portanto, pode dizer-se que tinto ou branco as diferenças não são grandes – opte pelo seu favorito. Contudo, beba sempre com moderação!

Quanto aos gramas de hidratos de carbono e açúcar presentes nos dois tipos de vinho, são iguais: um copo soma quatro de hidratos e um grama de açúcar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório