Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Por que choram os cães? Cinco motivos

O que o ser humano faz quando está triste ou quando sente dor? Chora. Mas isso não significa que essas também sejam as razões por que os cães choram.

Por que choram os cães? Cinco motivos
Notícias ao Minuto

10:01 - 30/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cães

Do mesmo modo que ladram, o choro dos cães é um modo de comunicação utilizado entre os animais.

O que os cães dispõem verdadeiramente é de uma grande capacidade de associação. Ou seja, é possível que, se seu cão chora com muita frequência, relaciona o facto de chorar como uma forma de conseguir uma resposta do dono às suas necessidades ou de receber carinhos, e por conseguinte continua a exibir esse comportamento simplesmente para chamar a atenção.

Estas são as principais razões por que os cães choram:

1. Sentem falta da sua família

Os cães recém-nascidos são os reis do drama. E um dos principais motivos é que simplesmente desejam ficar juntos com a sua família. Quando um filhote nasce, ocorre um processo chamado ‘imprinting’ que obriga os tratadores a deixá-lo permanecer os dois primeiros meses com a mãe e os irmãos para que o bicho adquira a habilidade da socialização.

Como tal, é provável que o cachorro passe toda a noite a chorar.

2. Sentem medo

Existem muitas coisas que podem despertar o medo nos cães. Por exemplo, mudar de casa, os barulhos do exterior, deixá-lo nas férias noutro lugar, o veterinário ou ficar sozinho.

Normalmente, isso passa, à medida que o cão se apercebe que está num processo de integração ou quando o dono regressa para o ir buscar.

3. Sentem fome

Cada cão tem uma forma de comunicar com os humanos. Por exemplo, quando sentem fome, muitos optam por ir ao comedouro e mexer no objeto com a pata para fazer barulho e transmitir aos donos a ideia de que sentem fome ou sede.

Por outro lado, outros optam por chorar. Embora, geralmente, chorem perto do local onde costumam ser alimentados.

4. Sentem dor ou mal-estar

Se um cão não se sente bem, pode transmiti-lo aos demais através do choro e de gemidos. Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário, ainda mais se perceber que o animal está abatido.

5. Por vezes não passa de pura manipulação

Como dissemos antes, os cães recorrem a associações. Se desde pequeno que acalma o choro do bicho com brincadeiras e carinhos, o animal sabe disso, e, agora, recorre à mesma técnica para chamar a atenção.

Todavia, a verdade é que ninguém melhor do que você conhece o seu cão a ponto de conseguir diferenciar as causas que estão por trás do seu choro. Ouça o seu melhor amigo!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório