Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

O leitor perguntou: É normal sentir 'dor de burro' quando corro?

Está a manter um ótimo ritmo de corrida, mas de repente começa a sentir aquela dor na lateral da barriga que prejudica o desempenho e faz com que pare o treino. Sabe do que estamos a falar?

O leitor perguntou: É normal sentir 'dor de burro' quando corro?
Notícias ao Minuto

15:00 - 29/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dor de burro

A ‘dor de burro’ é extremamente comum, mas pode ser facilmente evitada.

De acordo com Maria Carolina Pimenta, professora da Smart Fit (SP), no Brasil, em declarações à revista Women’s Health, o principal motivo para o aparecimento desta dor incómoda é respirar de forma errada. O correto é inspirar e expirar pelo nariz. O que acontece, no entanto, é que algumas pessoas acabam por usar a boca nesse processo.

“Tal gera a má oxigenação do sangue no diafragma, que é o principal músculo responsável pela respiração. Quando o ritmo da corrida é intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigénio que o diafragma necessita, ocorrendo a produção de ácido lático, que causa a dor lateral na barriga”, explica.

Pessoas sedentárias ou iniciantes da modalidade têm uma maior probabilidade de passar por esta situação incómoda, uma vez que as atividades intensas demandam um maior condicionamento aeróbico. “O treino diário, ou pelo menos três vezes por semana, também pode ajudar a evitar esta sensação. O seu condicionamento físico vai melhorar e a dor de lado não aparecerá mais”, indica Maria Carolina.

A especialista indica ainda que ao sentir ‘dor de burro’, deve parar o treino, respirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca. “Repita essa ação várias vezes até a dor passar. Isso fará com que o fluxo sanguíneo volte ao normal e poderá brevemente dar continuidade ao exercício”, explica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório