Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Tic-tac. Medicamentos para a pressão alta são mais eficazes a esta hora

Para tirar melhor proveito dos medicamentos de uso diário para controlar a pressão arterial, uma pesquisa recente indica que devemos tomá-los antes de dormir.

Tic-tac. Medicamentos para a pressão alta são mais eficazes a esta hora

É uma dica simples que pode salvar vidas, afirmam os autores do estudo espanhol, publicado na revista científica European Heart Journa e divulgado pela BBC News. 

Segundo a pesquisa, os comprimidos oferecem mais proteção contra ataques cardíacos e AVCs quando tomados antes de dormir, e não de manhã. 

Os especialistas acreditam que o ritmo circadiano — ciclo fisiológico de aproximadamente 24 horas em que se baseia o nosso relógio biológico — altera a reação ao medicamento.

Mas advertem que são necessários mais estudos para verificar se os resultados são aplicáveis a todos os pacientes com hipertensão — e que eventuais alterações no horário da medicação não devem ser feitas sem antes consultar um médico.

Sincronizar o medicamento com o 'relógio biológico'

Há cada vez mais evidências de que vários medicamentos, incluindo comprimidos para o coração, podem funcionar melhor quando tomados em horários específicos do dia.

Este último estudo é o maior realizado até hoje para analisar esse fenómeno com remédios para controlar a hipertensão arterial — e contou com a participação de mais de 19 mil pessoas que tomavam esse tipo de medicamento.

Os participantes foram divididos em dois grupos aleatoriamente — um deles tomava os compridos pela manhã, e o outro, à hora de dormir. Sendo que os voluntários foram monitorizados pelos investigadores por pelo menos cinco anos.

Os resultados mostraram que os participantes que tomavam o medicamento à noite tinham quase metade do risco de morrer em decorrência — ou de sofrer — um enfarte, derrame ou insuficiência cardíaca.

É que a pressão arterial deveria diminuir naturalmente à noite, enquanto descansamos e dormimos. Se isso não acontece, e a pressão permanece consistentemente alta, aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames, dizem os especialistas.

A pesquisa sugere que tomar o medicamento à noite ajuda a manter a pressão arterial noturna sob controle, em pacientes diagnosticados com hipertensão.

Os participantes do estudo que tomavam o remédio na hora de dormir apresentaram, em média, pressão arterial significativamente mais baixa à noite e durante o dia — e a pressão diminuía mais à noite, em comparação com os participantes que tomavam a medicação todas as manhãs.

Principal autor do estudo, Ramon Hermida, da Universidade de Vigo, na Espanha, afirmou que os médicos podem considerar fazer a recomendação aos pacientes: "É totalmente gratuito. Pode salvar muitas vidas."

"As diretrizes atuais sobre o tratamento da hipertensão não recomendam um horário preferencial para o tratamento. A ingestão matinal tem sido a recomendação mais comum pelos médicos, com base no objetivo enganoso de reduzir os níveis da pressão arterial matinal", refere. 

"Os resultados deste estudo mostram que os pacientes que tomam rotineiramente a medicação contra a hipertensão à noite, ao invés de quando acordam, apresentam a pressão arterial mais controlada e, mais importante, um risco significativamente menor de morte ou problemas cardíacos e circulatórios".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório