Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Tomate pode melhorar a qualidade do esperma

Um estudo da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, afirma que qualidade do esperma pode ser melhorada com um simples suplemento dietético que contém um composto encontrado em tomates.

Tomate pode melhorar a qualidade do esperma
Notícias ao Minuto

18:00 - 25/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação e Saúde

No que respeita a infertilidade, aproximadamente 40 a 50 por cento dos casos dizem respeito ao parceiro masculino. Uma equipa de investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriu que o licopeno, um composto encontrado nos tomates, melhora a qualidade dos espermatozóides. 

O estudo concluiu que aqueles que tomavam suplemento de licopeno, não só  tinham quase 40% a mais de espermatozóides, como estes eram mais rápidos. 

"Realmente, não esperávamos que no final do estudo houvesse alguma diferença no esperma dos homens que tomaram o comprimido em comparação com aqueles que tomaram o placebo. Quando analisámos os resultados, quase caí da cadeira", disse Allan Pacey, professor de reprodução andrológica e chefe do departamento de oncologia e metabolismo da Universidade de Sheffield.

A descoberta pode ser significativa para os tratamentos relacionados com a  fertilidade, pois a qualidade do esperma pode ser melhorada com um simples suplemento dietético de licopeno.

O estudo de 12 semanas desenvolvido por Liz Williams, especialista em nutrição humana da Universidade de Sheffield, envolveu 60 voluntários saudáveis entre 19 e 30 anos. Metade tomou suplementos de licopeno e a outra metade tomou um placebo idêntico.

Publicado no European Journal of Nutrition, este foi o primeiro estudo a avaliar o efeito do licopeno na qualidade do esperma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório