Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Usa esponja para se lavar? Deite-a fora

A esponja de banho parece ser uma das maiores aliadas da higiene, mas a verdade é que pode não ser bem assim.

Usa esponja para se lavar? Deite-a fora
Notícias ao Minuto

14:06 - 23/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Má higiene

As esponjas de banho são um item indispensável durante o banho de muitas pessoas. Provavelmente, até tem uma e já a usou hoje. 

Contudo, apesar de ajudar a esfoliar a pele, estas esponjas de banho não são assim tão benéficas para a higiene. Aliás, segundo o jornal New York Post, cerca de 98% dos dermatologistas desaconselham a utilização destes objetos aparentemente inofensivos.

J. Matthew Knight, do Knight Dermatology Institute, explicou ao jornal que ao usar estas esponjas, as células mortas libertadas ficam presas neste material e, para piorar, ao deixar a esponja no “ambiente quente, húmido e sujo do chuveiro, as bactérias, fungos e mofos crescem rapidamente”.

Em poucas horas, estas bactérias e fungos multiplicam-se na sua esponja e pode ser particularmente perigoso usá-la depois de se barbear ou se depilar, pois estes germes podem entrar nos poros ou feridas abertos e provocar infeções e problemas de pele. Portanto, esfregar o corpo com uma esponja é quase como esfregá-lo com uma bola de germes, concluem os especialistas.

Mas se ainda não está preparado para abdicar da sua esponja de banho, os especialistas aconselham que a lave muito bem depois de cada utilização e que a deixe secar ao ar livre. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório