Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

A forma como anda pode ajudar no diagnóstico de Demência

Através da observação do modo de caminhar de pacientes, uma equipa de investigadores britânicos conseguiu diferenciar Alzheimer da Demência com Corpos de Lewy (DCL), patologias que têm sintomas semelhantes.

A forma como anda pode ajudar no diagnóstico de Demência
Notícias ao Minuto

13:00 - 22/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência e Alzheimer

Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, detetaram que pessoas com Alzheimer e Demência com Corpos de Lewy (DCL) caminham de formas diferentes. A descoberta foi publicada no periódico Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association e pode ajudar na diferenciação dessas condições, que são extremamente parecidas. 

Medicamente ambas envolvem perda de memória, alterações no comportamento e dificuldades motoras e cognitivas. O diagnóstico atual dos dois tipos de demência é feito principalmente pela análise de sintomas e, quando necessário, por uma tomografia cerebral.

Todavia, a descoberta dos investigadores pode tornar o diagnóstico dessas condições mais fácil, rápido e preciso. “Identificar corretamente que tipo de demência alguém tem é importante para médicos e cientistas, pois permite que os pacientes recebam o tratamento mais adequado para as suas necessidades o mais rapidamente possível", disse Ríona McArdle, líder da pesquisa, em declarações à imprensa.

No estudo, os académicos analisaram o caminhar de 110 pessoas, sendo 29 adultos cuja cognição estava intacta, 36 idosos com Alzheimer e 45 com DCL. Os participantes andaram em cima de um tapete, que estava ligado a diversos sensores. Dessa forma, foi possível capturar os aspetos da caminhada de cada voluntário, como velocidade e forma de pisar.

Segundo as análises da equipa, pessoas com DCL mudam o ritmo ou o comprimento dos passos com mais frequência do que aqueles com Alzheimer, cujos padrões de caminhada raramente de alteram. 

"Esta pesquisa é pioneira em demência. Evidencia a promessa de ajudar a estabelecer uma nova abordagem para diagnosticar com precisão diferentes tipos de demência", afirma James Pickett, chefe de pesquisa da Sociedade de Alzheimer do Reino Unido. "Estamos ansiosos para ver estudos maiores e mais longos que validem essa abordagem e lancem luz sobre a relação entre a caminhada de uma pessoa e o diagnóstico de demência”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório