Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Oito dicas para acabar com a barriga inchada sem fazer abdominais

Barriga inchada? Excesso de gases? Não é com abdominais que resolve o problema, sabia?

Oito dicas para acabar com a barriga inchada sem fazer abdominais
Notícias ao Minuto

13:56 - 22/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Acabar com a barriga inchada

Se tem o abdómen inchado, provavelmente já percebeu que apenas controlar a ingestão de gorduras e de doces não resolve completamente o problema. 

Isto porque, não é só o excesso de peso que deixa a barriga grande, mas também a produção excessiva da gases, a retenção de líquidos e o mal funcionamento do intestino, como destaca a publicação especializada Medical Daily.

Gases

Segundo especialistas, o inchaço é um processo natural do corpo. Num estado normal, por exemplo, cerca de 1 litro do estômago e do intestino é preenchido por gases.

No estômago esse ar é o resultado do trabalho da microflora, composta por bactérias que ajudam no processo digestivo. Quando mais difícil é a digestão de um alimento, mais gases serão produzidos nesse processo.

No entanto, é possível controlar a produção de gases apenas com a adoção de alguns truques. 

Como acabar com a barriga inchada:

1. Água morna com limão

Ainda de estômago vazio, esprema um limão um copo com água morna e beba entre 15 a 30 minutos antes pequeno-almoço. 

A mistura ajuda a normalizar o ácido gástrico, alivia os sintomas de azia e previne arrotos e a formação de gás intestinal, sem contar que o limão é rico em vitamina C.

2. Não coloque leite no café

Embora o próprio café seja nocivo para o estômago, o grande vilão neste caso é o leite, que estimula a produção de ácido gástrico e aumenta por sua vez a acidez do estômago.

Na hora do desjejum, opte por iogurtes ou kefir. Ambos contam com probióticos que ajudam as bactérias do estômago no processo digestivo.

3. Não beba enquanto come

Além de encherem o estômago, bebidas açucaradas, como sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas; e até mesmo a água que ingere junto com a refeição dilui o ácido gástrico e a concentração de enzimas responsáveis pela digestão.

Isso faz com que o alimento fique em processo de digestão por muito mais tempo, fazendo com que ocorra igualmente uma maior fermentação. A consequência é o aumento da formação de gases e do próprio inchaço abdominal.

4. Nada de bebidas alcoólicas de estômago vazio

Assim como no caso do leite, bebidas alcoólicas estimulam a produção de ácido gástrico. Se não tiver o com o que ser digerido no estômago, esse excesso de ácido prejudica as paredes do próprio órgão.

5. Beba chá de gengibre diariamente

O chá de gengibre ajuda a emagrece e combate o inchaço. Também acalma o estômago e reduz a formação de gases, além de promover a ótima atividade intestinal. 

6. Não coma depressa

Quando estamos com pressa ou quando estamos a comer e a conversar, é normal mastigar mal os alimentos. Além de atrapalhar na digestão, tal faz com que engula muito ar, aumentando a formação de gases no estômago.

7. Controle a ingestão de fibras

Alimentos com fibra são ótimos para o intestino, ajudam a manter a saciedade por mais tempo, mas como tudo na vida, se consumidos em excesso, acabam por não ser assim tão benéficos

O excesso de fibras, por exemplo, provoca a formação de gases, que dificultam o funcionamento do intestino. 

8. Evite alimentos gordurosos

Além de engordarem, alimentos gordurosos ou com excesso de açúcar, são pesados e difíceis de digerir.

E, como já foi referido, quanto mais difícil o alimento é de ser digerido, mais gases o estômago produz devido à fermentação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório