Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Por que ladram os cães quando ouvem buzinas e sirenes?

Os cães são seres inteligentes, complexos e adoráveis. Devido à ligação próxima que têm com os humanos, conseguimos aperceber-nos mais facilmente de alguns traços do comportamento desses animais, inclusive naqueles que nos parecem ser estranhos.

Por que ladram os cães quando ouvem buzinas e sirenes?
Notícias ao Minuto

10:00 - 22/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comportamento canino

Nesse sentido, já deve ter notado que os patudos tendem a latir quando um carro buzina ou quando algum veículo com sirene se aproxima. Por que será que isso acontece?

O motivo por trás desse comportamento reside no passado evolutivo destes animais, que têm no lobo o seu principal ancestral. Quando membros da mesma matilha se dispersam por algum motivo, os companheiros começam a uivar para facilitar o encontro – é quase como se tratasse de um GPS natural’.

Ao uivar, os cães comunicam com outros cachorros e conseguem saber onde estão, mesmo em longas distâncias. A partir dessa informação, torna-se mais fácil entender que os cães não sabem muito bem diferenciar entre uivos e outros sons gerados por buzinas e sirenes.

Para os nossos melhores amigos, ou esses barulhos são interpretados como sendo de outros cães ou são indicativos de que algo de errado está a acontecer no ambiente e de que necessitam mostrar que sabem disso. Como? Latindo por longos períodos.

Ainda que essas longas sessões de latidos e uivos sejam geralmente inofensivas, é importante ter em atenção se ocorrem regularmente, já que a reação do animal pode indicar também que está stressado ou muito ansioso. Se o uivo persistir mesmo após o som da sirene ou da buzina ter cessado, é sempre bom considerar levar o cão a um médico veterinário que possa avaliar o seu comportamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório