Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Legumes e frutas congelados têm menos nutrientes do que os frescos?

Um estudo afirma que as diferenças nutricionais entre produtos frescos e congelados são poucas e em alguns casos os produtos refrigerados preservam até mais nutrientes.

Legumes e frutas congelados têm menos nutrientes do que os frescos?
Notícias ao Minuto

09:08 - 22/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentos congelados

Os produtos congelados são, por norma, mais baratos e estão disponíveis todo o ano. E, ao contrário do que é comum pensar, muitas vezes têm mais propriedades que os produtos frescos porque o congelamento impede o processo de apodrecimento.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comparou oito frutas e legumes, frescos e congelados, e analisou os seus benefícios nutricionais. Em alguns casos, as propriedades eram mais altas nos produtos congelados. Como foi o caso de vitamina C em milho, feijão verde e mirtilos e riboflavina (vitamina B) em brócolos.

Já numa outra pesquisa, os investigadores analisaram os níveis de minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro e não encontraram grandes diferenças entre os alimentos naturais e congelados.

A grande maioria das frutas e legumes são compostos por 70 a 90% de água. Uma vez colhidos, rapidamente perdem a humidade e são atacados por micróbios e enzimas. Se estes alimentos forem conservados num congelador, os cristais de gelo não danificam células nem alteram o sabor da comida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório