Portanto, não espere conseguir perder peso ao comer alimentos saudáveis em quantidades exageradas.
O site Cheat Sheet revelou alguns alimentos que, apesar de serem benéficos para o corpo, se forem comidos todos os dias e em grandes quantidades podem engordar.
O pão e os cereais integrais podem ser saudáveis, mas a revista Time alerta que muitos destes produtos – especialmente o pão de forma e os cereais de pequeno-almoço -, continuam a ser produzidos com farinhas refinadas, de forma industrial, e apresentam somente uma pequena quantidade de cereais integrais.
Frutos secos, bem como as respectivas manteigas (de amendoim ou de amêndoa, por exemplo), também não são o tipo de alimento para comer diariamente e várias vezes ao dia se quer emagrecer, pois têm um alto índice calórico, ainda que sejam de qualidade.
A fruta é saudável, mas a fruta desidratada tem uma maior concentração de açúcar natural e calorias do que a versão fresca, portanto, apesar de ser um bom petisco, não é ideal para quem não quer ganhar peso nem é algo que se deve comer todos os dias.
Seja branco ou integral, encher o prato de arroz todos os dias, mesmo que se acrescentem muitos vegetais, não é a melhor estratégia para se manter em forma.
De acordo com o site Livestrong, é possível comer feijão regularmente e conseguir perder peso, mas comer feijão enlatado (rico em açúcar e sal) ou juntamente com molhos não é a melhor técnica para emagrecer. Opte por comer feijão cozido em casa.
O iogurte grego tem mais proteína do que o comum e é rico em fibra, mas comê-lo, com complementos como granola, mel e fruta fresca, mesmo que seja em pequenas quantidades, pode torná-lo perigosamente calórico.
O abacate, nova ‘febre’ da alimentação saudável, é rico em gordura saudável, mas é importante lembrar que meio abacate pode conter mais de 100 calorias, portanto, se o seu objetivo é não engordar ou mesmo perder peso, o ideal é que não coma este alimento todos os dias.