Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cérebro de mães é mais 'jovem' do que de mulheres sem filhos

Investigadores noruegueses compararam fisiologia do cérebro de mais de 12 mil voluntárias no Reino Unido.

Cérebro de mães é mais 'jovem' do que de mulheres sem filhos
Notícias ao Minuto

15:00 - 21/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cérebro jovem

Uma equipa de cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, apurou que o cérebro das mulheres que têm filhos é, em média, seis meses mais ‘jovem’ em termos biológicos, comparativamente ao daquelas que não são mães. A conclusão do estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy é baseada em informações de mais de 12 mil mulheres de meia-idade do Reino Unido.

De acordo com os investigadores, esse efeito não pode ser totalmente explicado por variações genéticas ou fatores como nível de escolaridade. "Os resultados sugerem que muitas alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, principalmente no cérebro, podem persistir além do parto e influenciar o envelhecimento neurobiológico", escrevem os autores no artigo.

Outras pesquisas já demonstraram que, durante a gestação e o pós-parto, o corpo da mulher passa por alterações biológicas fundamentais para que esta se possa adaptar à função de ser mãe e, assim, proteger o filho. Segundo os académicos, o ‘rejuvenescimento’ cerebral pode estar relacionado a isso. 

Mudanças fisiológicas já foram observadas tanto em humanas quanto em fêmeas de outras espécies, como roedores. Os cientistas ponderam, no entanto, que mais pesquisas são necessárias para entender até quando esse efeito se estende na vida das mães e quais mecanismos estão envolvidos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório