Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Seis sinais de cancro da mama que podem ser detetados pela mulher

Os sintomas vão de inversão dos mamilos ao aparecimento de caroços nos seios, mas há mais.

Seis sinais de cancro da mama que podem ser detetados pela mulher

O cancro da mama é um tipo de tumor que afeta especialmente a população feminina. A doença costuma ser mais comum em mulheres a partir dos 40 anos, mas há a possibilidade surgir dessa idade. A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. A melhor forma de garantir o diagnóstico na fase inicial da doença é ficar atento aos sinais.

Para ajudar na identificação dos sintomas, a revista Health preparou uma lista com os indicadores mais frequentes do cancro da mama.

1. Caroço duro e indolor

Trata-se do sintoma mais conhecido da doença – e também o mais comum. A presença de um nódulo mamário nem sempre é um indício de tumor já que também pode ser causado por alterações no ciclo menstrual, gravidez e amamentação. No entanto, é fundamental estar atenta ao seio para saber diferenciar um caroço normal de um tumor real. 

“Algumas mudanças podem ser temporárias, mas se o nódulo persistir por mais de um ciclo menstrual (cerca de 28 dias), visite o seu médico”, recomenda Dorraya El-Ashry, da Fundação de Pesquisa do Cancro da Mama, nos Estados Unidos.

2. Pele do seio descolorada

Esse sintoma geralmente afeta mulheres na faixa dos 60 anos. A descoloração do seio pode indicar a presença de cancro da mama inflamatório, um tipo raro da doença. “A mulher pode notar que o seio está vermelho, inflamado e parece pesado”, explica Jane Mendez, do Instituto de Cancro de Miami, nos Estados Unidos, à Health.

A especialista ressalta que a idade e o histórico de saúde da paciente podem ajudar no diagnóstico. Em mulheres acima dos 30 anos, uma descoloração na pele pode indicar mastite (uma inflamação do tecido mamário provocada pelo bloqueio de um ducto mamário). Já se for uma mulher na pós-menopausa e não houver histórico de picada de inseto ou lesão recente, é importante procurar um especialista e verificar o problema.

3. Seio com textura diferente

Além da descoloração da pele do seio, outro sinal do tumor mamário inflamatório é uma parte da pele do seio apresentar pequenas ‘crateras’ – um tipo de ondulação parecida com superfície de uma bola de golfe. Isso acontece porque o tumor pode estar a puxar a pele e a causar pontos irregulares. Outra forma de reconhecer o problema pela textura é se se assemelhar a casca da laranja (fenómeno conhecido como ‘pele de laranja’).

4. Vazamento de líquido

Se não está a amamentar, fique atenta a secreções mamilares, incluindo as que contenham sangue. Esse vazamento é um alerta para o cancro da mama ou pode ser causado por um crescimento benigno, mas a única forma de ter a certeza é recorrendo a um médico. Caso o vazamento esteja associado a um nódulo – tal trata-se de um sinal vermelho para a doença.

5. Peito encolhido

É comum que a mulher tenha um seio levemente maior que o outro. Mas é importante ficar atenta à diferença no tamanho da mama. Isso porque um dos sinais de tumor mamário é o encolhimento do seio. “Às vezes, quando há um tumor em um dos seios, este repuxa a pele e os ligamentos, o que causa essa redução no tamanho. Grande parte do tecido mamário é gordura e o cancro pode consumir essa gordura (contribuindo para o encolhimento)”, esclarece Jane. 

6. Inversão no mamilo

Há três tipos comuns de mamilos: aqueles que estão para fora, os planos e o que são para dentro (ou invertido). Saber essa diferença é essencial, pois mudanças no mamilo também são sinais de cancro da mama. “Se notar que o mamilo inverteu de posição, digamos era para fora e agora está para dentro, é importante fazer um check-up”, salienta Jane.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório