Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Comer este número de cogumelos reduz risco de cancro da próstata

Um novo estudo realizado com homens japoneses descobriu que consumir cogumelos com frequência está associado a um menor risco de desenvolver cancro da próstata.

Comer este número de cogumelos reduz risco de cancro da próstata
Notícias ao Minuto

13:00 - 18/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cancro da próstata

A pesquisa foi publicada no periódico científico International Journal of Cancer. Ao todo, 36.499 homens que tinham entre 40 e 79 anos foram observados por cerca de 13 anos. Durante a análise, 3,3% dos participantes desenvolveram o tumor. Comparativamente a quem consumia cogumelos menos de uma vez por semana, os participantes que ingeriam o alimento uma ou duas vezes por semana registaram um risco 8% menor de vir a ter cancro da próstata e o consumo de três ou mais vezes por semana foi associado a um risco 17% menor.

Segundo os investigadores, esses valores foram obtidos independentemente da quantidade de vegetais, fruta, carne e laticínios que os homens comiam. "Embora os participantes que consumiam mais cogumelos também comessem com maior frequência esses alimentos, os resultados sugeriram que as diferenças no consumo de vegetais, fruta, carne e laticínios não afetavam a relação observada no presente estudo", escreveram.

Tipos de cogumelos

O mecanismo dos efeitos benéficos dos cogumelos contra o cancro da próstata permanecem incertos. Entretanto, os cientistas afirmam que algumas propriedades biológicas de cogumelos relacionadas à prevenção do cancro foram relatadas por estudos in vivo e in vitro.

Um desses componentes é a l-ergotioneína, um antioxidante que pode mitigar o stress oxidativo e está presente em grandes quantidades nas variantes shitake, shimeji preto, maitake e eryngui, todos muito consumidos no Japão, onde o estudo foi realizado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório