Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro materiais que jamais podem ir ao micro-ondas

Alumínio? Nem pensar.

Quatro materiais que jamais podem ir ao micro-ondas
Notícias ao Minuto

07:00 - 18/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Não vai ao micro-ondas

O micro-ondas é um equipamento que a maioria das pessoas já têm em casa. Responsável por facilitar a vida doméstica, ajuda a descongelar e até preparar alimentos desde o princípio. Contudo, nem todos os materiais podem ser usados no micro-ondas, para que o eletrodoméstico não se torne um vilão para a saúde. 

Eis o que jamais deve colocar no micro-ondas, de acordo com o site Viva Bem:

1. Alguns tipos de plástico

Plásticos que libertam dioxina, bisfenol A (BPA) e ftalatos quando aquecidos devem manter-se longe do micro-ondas a todo o custo. Essas substâncias podem imitar hormonas humanos (disruptores endócrinos) e estudos indicam que o BPA pode alterar a função da tiroide e até prejudicar o desenvolvimento fetal; enquanto que as dioxinas podem prejudicar o sistema imunológico e reprodutivo. Os ftalatos, por sua vez, estão relacionados a alguns tipos de cancro. 

2. Papel-filme

O PVC, ou plástico-filme, não é indicado para ir ao micro-ondas. Trata-se de um tipo de plástico que pode conter as substâncias citadas acima, potencialmente tóxicas. O vapor gerado durante o processo de aquecimento, quando se condensa, penetra no plástico e na refeição. O ideal é substituir por uma tampa, uma opção mais sustentável e saudável.

3. Esferovite

O esferovite tem como matéria-prima o poliestireno, um produto que, quando aquecido no micro-ondas expele uma substância chamada estireno, que se transforma em hipóxido, altamente cancerígeno e obesogénico.

4. Alumínio

A intoxicação por alumínio há muito que é estudada pelos cientistas. O alumínio tem sido associado à obstipação intestinal, cólicas abdominais, anorexia, náuseas, fadiga, alterações do metabolismo do cálcio (raquitismo), alterações neurológicas com graves danos no tecido cerebral. Na infância pode ainda causar hiperatividade e distúrbios de aprendizagem. Inúmeros estudos consideram que o alumínio tem um papel extremamente importante no agravamento do mal de Alzheimer (demência precoce) e que o excesso da substância interfere com a absorção do selénio e do fósforo.

Quando aquecido no micro-ondas, o alumínio pode ainda causar risco de incêndio. Quando as ondas eletromagnéticas do aparelho entram em contacto com o alumínio, um condutor de eletricidade, pode gerar correntes elétricas que levam ao superaquecimento desse metal.

O que usar?

Para aquecer, use cerâmica ou vidro, já que esses materiais não transferem substâncias para os alimentos enquanto aquecem. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório