Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

A dieta que funciona: O segredo está na palma da mão e nos punhos

Apesar de não existir um segredo mágico para combater o excesso de gordura que se acumula na cintura, há técnicas para reduzir o risco que os ‘pneus’ acarretam para a saúde, como a diabetes tipo 2 ou complicações cardíacas (além da parte estética).

A dieta que funciona: O segredo está na palma da mão e nos punhos
Notícias ao Minuto

08:36 - 17/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dieta na palma da mão

Numa experiência realizada pela equipa do programa ‘Trust me, I am a doctor’ (‘Confie em mim, sou médico’) da BBC, comprovou-se que uma dieta equilibrada é mais eficaz que a prática de exercício físico para eliminar o excesso de tecido adiposo no abdómen.

Ainda assim, os especialistas recomendam que a alimentação seja complementada com a prática moderada de atividade física para manter a tonificação dos músculos.

Mas quanto podemos comer para que o corpo comece a mudar?

Os nutricionistas aconselham que uma pessoa deve consumir 500 calorias a menos do que o corpo requer diariamente para perder cerca de meio quilo em sete dias.

Ao adotar essa variável num grupo de voluntários, o resultado mostrou que, em média, houve uma redução de tamanho da cintura de 2,5 centímetros em quatro semanas.

Essa média demonstra que algumas pessoas conseguiram eliminar mais gordura, enquanto outros não alcançaram o resultado esperado, apesar de terem diminuído o consumo de calorias.

Isso não quer dizer que não se possa produzir uma aceleração desse processo depois das quatro semanas, mas, seja qual for o caso, é importante notar que, há medida a que se perde peso, é necessário voltar a calcular a quantidade de calorias que o corpo necessita diariamente.

Ao fazer isso, será mais fácil manter o ritmo de perda de quase meio quilo (0,45 kg) a cada semana em que se consome 500 calorias menos do que o corpo precisa todos os dias.

A dieta que funciona

Cada voluntário recebeu uma dieta baseada nas recomendações dos nutricionistas. Para controlar a quantidade de calorias, o tamanho das porções foi limitado, assim como a quantidade de açúcar e gordura dos alimentos.

Em geral, as pessoas puderam comer os alimentos que consumiam normalmente, mas em quantidades menores.

Os especialistas garantem que seguindo esse método é possível perder dois centímetros de gordura abdominal em apenas quatro semanas. 

O tamanho das porções foi calculado a partir do tamanho das mãos de cada um. A meta era que cada um comesse três porções de hidratos de carbono do tamanho do punho, duas palmas de proteínas magras, duas mãos de vegetais ou saladas, dois punhos de fruta e duas porções de azeite ou manteiga que cubra a ponta do polegar.

Além disso, era permitida a ingestão de 200ml de leite magro ou dois de iogurtes naturais ou baixos em calorias de 125 gramas cada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório