Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Melanoma na família? Tem risco 74% mais elevado de desenvolver o tumor

Trata-se de um dos tumores mais perigosos e de alta letalidade.

Melanoma na família? Tem risco 74% mais elevado de desenvolver o tumor

Pacientes brancos e com parentes de primeiro grau já diagnosticados com melanoma têm mais chances de desenvolver cancro da pele.

O melanoma é um tumor maligno que tem origem nos melanócitos - células que produzem pigmento - e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais.

Por ter a capacidade de invadir qualquer órgão, originando metástases, a doença é classificada como um dos tumores mais perigosos e de elevada mortalidade. 

De acordo com o estudo publicado no Journal of American Academy of Dermatology, realizado por investigadores das universidades de Harvard e de Indiana, nos Estados Unidos, o histórico familiar de melanoma aumenta exponencialmente o risco de ser vítima da doença.

A pesquisa mostrou que pacientes brancos com parentes de primeiro grau diagnosticados com melanoma têm 74% mais chances de desenvolver cancro da pele, comparativamente a pessoas que não contêm o quadro da da patologia no seu histórico familiar.

Especialistas apontaram que o risco do surgimento do melanoma é maior no tronco e nas extremidades dos pacientes. Além disso, pessoas com parentes de primeiro grau diagnosticados com esse tipo de cancro têm ainda 22% mais chances de desenvolver carcinoma espinocelular e o risco de desenvolver carcinoma basocelular cresce em 27%.

Os investigadores analisaram os dados de 216.115 participantes de três estudos anteriores. Os indivíduos foram então acompanhados por mais de 20 anos, para que se pudesse estabelecer a associação do histórico familiar no quadro do paciente.

Sintomas de melanoma

O melanoma pode ocorrer na pele, olhos, nas orelhas, no trato gastrointestinal, nas membranas mucosas e genitais. As áreas mais comuns são o dorso para os homens e os braços e pernas para as mulheres. Os primeiros sinais e sintomas de melanoma são frequentemente:

- Uma mudança numa mancha ou sinal;

- O desenvolvimento de uma nova mancha ou sinal muito pigmentado;

- Outras mudanças suspeitas podem incluir comichão, sangramento e a não cicatrização da área.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório