Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

Por que as mulheres estão a colocar alho na vagina?

Uma rápida pesquisa no Trend Topics do Twitter está a chamar a atenção de muitas mulheres. Conhece a hashtag #vaginaisanogarliczone ('vagina é uma zona sem alho')?

Por que as mulheres estão a colocar alho na vagina?

Mas, como assim? As mulheres estão a colocar alho na vagina? A resposta tanto surpreendente como chocante é: sim!

Um tweet da ginecologista norte-americana Jennifer Gunterfoi levantou o debate sobre essa atitude um tanto estranha – e nada segura – na rede social. Isto porque contestou a informação de que o alho é um remédio caseiro eficaz para tratar infecções fúngicas, como por exemplo a candidíase.

Afinal, alho na vagina ajuda a curar estas infeções?

Por mais que o alho seja um alimento conhecido pelas suas vastas propriedades medicinais, entre elas antiinflamatórias e antibióticas, isso não se aplica à saúde da vagina.

Gunter explica que colocar no canal vaginal corpos estranhos que não foram projetados para esse fim pode ser prejudicial para a genitália – ainda que seja algo 'natural'. Além disso, o composto dissulfeto de dialila, principal componente responsável pelo cheiro e aroma do alho, pode causar queimaduras químicas, bolhas e dermatite alérgica de contato (eczema) na pele.

“O meu conselho é que não aceite nenhuma orientação médica de quem recomenda usar alho na vagina para tratar a candidíase”, escreveu a profissional no Twitter.

Em resposta às pessoas que dizem ter usado e comprovado a eficácia dessa técnica, Gunter aponta o efeito placebo como razão. Trata-se de uma ideia que o cérebro tem para convencer o corpo de que um tratamento falso é real e, com isso, estimula a cura. “O efeito placebo é forte. Se acha que colocar alho na vagina vai fazer com que se sinta melhor, pode então sentir-se melhor temporariamente”, concluiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório