Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Dor no estômago: Oito causas possíveis (de cancro a enfarte)

Queixa bastante comum, a dor no estômago pode ser somente uma sensação de desconforto pontual e sem gravidade, no entanto também pode ser um indicador de doenças mais sérias.

Dor no estômago: Oito causas possíveis (de cancro a enfarte)
Notícias ao Minuto

07:02 - 16/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dor no estômago

A dor de estômago surge muitas vezes acompanhada de vómitos ou azia. O incómodo pode estar associado à alimentação, estilo de vida ou a doenças que necessitam de atenção e acompanhamento médico.

O que pode ser a dor no estômago?

As condições que têm como sintoma a dor de estômago podem ser várias. Eis, segundo a revista Science Daily, a lista com algumas das mais comuns:

Cancro no estômago

A possibilidade de tumor deve ser considerada principalmente se a manifestação ocorrer acompanhada de perda de peso súbita e vómitos com sangue. Neste caso, é de extrema importância procurar um médico o quanto antes, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Diarreia

Além de ser sintoma de gastroenterite — inflamação do trato digestivo —, a diarreia pode causar fortes dores no estômago e deve ser tratada com hidratação e repouso. Caso não haja melhora, o ideal é procurar atendimento médico.

Gases

Associados a quadros de má digestão, os gases normalmente podem acarretar em dor de barriga semelhante a do estômago, além de dificuldade maior para digerir a comida.

Gastrite ou úlcera

A dor no estômago pode representar outros quadros, como gastrite e úlcera. Neste caso, ainda pode haver associação com a bactéria Helicobacter pylori, que infecta a mucosa do órgão.

Enfarte

Um dos sintomas de enfarte é a dor na boca do estômago. Embora não seja muito comum, essa manifestação é possível mesmo sem a presença de dor no peito.

Idosos, obesos, pessoas com diabetes e tabagistas têm um maior risco de desenvolverem doenças no coração. 

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar apresenta características como forte dor no estômago, vómitos e até febre. 

Medicamentos

Alguns fármacos, como anti-inflamatórios, podem causar bastante irritação no sistema digestivo pois tem o poder de alterar a flora intestinal e remover a camada de proteção do estômago.

Pancreatite

Quando a sensação de mal-estar é constante, a causa de dor no estômago pode variar desde pancreatite — inflamação no pâncreas, órgão com função hormonal e digestiva — até condições mais graves.  Neste caso, costuma estar associada a vómitos, prisão de ventre e inchaço.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório