Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

No pão ou bola de Berlim! Alfarroba o superalimento saudável e delicioso

Além do sabor, a alfarroba contém uma boa quantidade de fibra, que, juntamente com os compostos bioactivos também presentes, têm um bom potencial na redução do colesterol mau (LDL), na regulação do açúcar no sangue, na melhoria da digestão, e na perda de peso. Mas, os benefícios não acabam aqui e foi por isso que a nutricionista Cristiana Santos elegeu a popular vagem como o 'Alimento do Mês'.

No pão ou bola de Berlim! Alfarroba o superalimento saudável e delicioso
Notícias ao Minuto

08:55 - 29/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle O alimento do mês

A alfarroba é uma vagem que cresce das alfarrobeiras. A alfarrobeira é nativa da região do Mediterrâneo e do Médio Oriente. Portugal está no top cinco dos maiores produtores, a par com Espanha, Itália, Grécia e Marrocos.

A vagem só está pronta a colher quando fica escura e seca. Em tempos era utilizada apenas para a ração de animais, mas cedo se percebeu os benefícios que esta tinha também para o ser humano.

É geralmente moída em pó e usada como substituta do cacau, por ter um sabor doce e uma aparência semelhante ao chocolate, e por não conter cafeína. É também uma opção mais barata que o cacau.

Contém uma boa quantidade de fibra, que, juntamente com os compostos bioactivos também presentes, têm um bom potencial na redução do colesterol mau (LDL), na regulação do açúcar no sangue, na melhoria da digestão, e na perda de peso. Entre esses compostos temos o inositol que é um óptimo regulador hormonal, principalmente para alturas específicas da vida, como a menopausa nas mulheres; temos os polifenois que são poderosos antioxidantes, fortalecendo o sistema imunitário; temos o pinitol que aumenta a sensibilidade da insulina controlando os valores de glucose no sangue.

A alfarroba é também bastante rica em potássio, fósforo, cálcio e magnésio, e em vitaminas A e do complexo B.

Desde o início o seu consumo sempre foi associado à doçaria, por isso puxe pela imaginação e crie sobremesas deliciosas e cheias de saúde!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório