Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Comer pouco sal é tão prejudicial quanto o exagero, alerta estudo

Quantidade muito baixa de sódio no organismo pode agravar ou ocasionar doenças cardiovasculares.

Comer pouco sal é tão prejudicial quanto o exagero, alerta estudo
Notícias ao Minuto

13:00 - 14/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Risco do consumo de sal

Uma nova pesquisa aponta que consumir níveis muito baixos de sal, abaixo de cinco gramas por dia, pode ser tão prejudicial para a saúde quanto o exagero, aumentando o risco de doenças cardiovasculares

"Enquanto a pouca ingestão de sódio reduz a pressão arterial, em níveis muito baixos pode ter outros efeitos, incluindo elevações adversas de hormonas associadas ao aumento no risco de morte e doenças cardiovasculares", disse Andrew Mente, professor da McMaster University, no Canadá. "Os nossos corpos necessitam de nutrientes essenciais, como o sódio, mas a questão é o quanto”.

Dietas muito salgadas são relacionadas com pressão arterial mais alta e maior número de acidentes vasculares cerebrais. E isso é visto com mais frequência em comunidades que consomem acima de 12,5g de sal por dia, como na China, onde o molho de soja é usado excessivamente. 

De acordo com o jornal The Independent, nenhum país conseguiu até ao momento reduzir a ingestão média de sal para adultos (abaixo do limite de cinco gramas por dia), recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Segundo o novo estudo, 80% dos chineses violam o limite de ingestão de sal, enquanto 84% das outras nações estão no limite considerado ‘moderado’. Além disso, problemas cardiovasculares diminuíram em locais onde os indivíduos comiam mais potássio, que é abundante em frutas, nozes e vegetais.

Polémica

Para alguns especialistas, no entanto, esta nova pesquisa deve ser criticada. "O que é controverso neste artigo é a sugestão de que pode ser prejudicial e, portanto, não vale a pena diminuir a ingestão tão baixa quanto a recomendada pelas diretrizes da OMS", afirmou Tom Sanders, professor do King's College, no Reino Unido.

"O aumento do risco de doenças cardíacas observado naqueles com menor consumo de sódio não deve ser devido a uma relação causal, pois não existem mecanismos conhecidos que possam explicar esta observação”.

Já Graham Macgregor professor de medicina cardiovascular na Queen Mary University, foi mais direto. “As evidências mostram que a redução da ingestão de sal leva a uma queda nos eventos de doenças cardiovasculares, a causa mais comum de morte e incapacidade em todo o mundo", comentou. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório