Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estão escolhidos os seis finalistas do concurso Sangue Novo na ModaLisboa

Os jovens criadores de moda Inês Manuel Baptista, Filipe Cerejo, Cêlá, Francisco Pereira, Louis Appelmans e Flávia Brito passaram à final do concurso Sangue Novo da ModaLisboa, cujo vencedor é conhecido em março, foi hoje anunciado.

Estão escolhidos os seis finalistas do concurso Sangue Novo na ModaLisboa
Notícias ao Minuto

20:24 - 11/10/19 por Lusa

Lifestyle ModaLisboa

Os nomes dos seis finalistas foram anunciados hoje, nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, no final do desfile coletivo dos dez selecionados para a edição deste ano do concurso da ModaLisboa, destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda de escolas nacionais e internacionais e jovens 'designers' em início de carreira.

Inês Manuel Baptista apresentou "Catarse", uma coleção em que o preto, "por ser objetivo e neutro, permite o foco na construção", e o 'upcycling' [reaproveitamento criativo] das peles "sublinha o papel da roupa enquanto história e memória que sobrevive ao corpo e dele recebe a marca humana".

Para criar a coleção "Sabotage", Filipe Cerejo foi buscar inspiração ao "'menswear' [roupa de homem] britânico e que salienta silhuetas do 'streetwear' americano", enquanto a criação de "Girl Gone Wild", de Francisco Ferreira, teve como ponto de partida o "registo fotográfico de Dereck Ridgers [fotógrafo britânico] numa das maiores discotecas de Ibiza da década de 1980".

Na coleção de Louis Appelmans, "Ace of Spades", "as cores invadem o cenário, noções de volume e peso desaparecem", na da Cêlá, de Naomi Marcela, "as peças são criadas com um método consequente de brincar com moldes, abrindo e estendendo certas partes, tornando-as assimétricas, tal como a borboleta ginandromorfa", que serviu de inspiração à jovem designer.

Já a coleção "Hidden Structures", de Flávia Brito, teve "como suporte teórico uma interpretação pessoal do livro 'Vigiar e punir -- O nascimento das prisões', de Michel Foucault".

Os seis finalistas, escolhidos por um júri presidido pelo 'designer' de moda Miguel Flor, recebem mil euros cada um para prepararem uma nova coleção a apresentar na 54.ª edição da ModaLisboa, em março de 2020.

Além de Inês Manuel Baptista, Filipe Cerejo, Cêlá, Francisco Pereira, Louis Appelmans (Bélgica) e Flávia Brito (Brasil), o grupo de dez selecionados incluiu André Santos, Beatriz Julião, Feliciano e Ferencz Borbala (Roménia).

Os dez concorrentes foram escolhidos entre 82 candidaturas (59 portuguesas e 23 internacionais).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório