Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Stoners, um desfile de moda inédito em que o Mármore Português é estrela

Hoje, dia 11 de outubro, às 21h, nas Antigas Oficinas de Fardamento e Equipamento Militar, Mariana Emauz, da Colisão Studios, mostra como o Mármore Português pode ser inspirador ao apresentar ao público da Moda Lisboa uma coleção absolutamente original de vestuário e joalharia.

Stoners, um desfile de moda inédito em que o Mármore Português é estrela
Notícias ao Minuto

16:00 - 11/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Moda Lisboa

As ideias que serviram de ponto de partida para o conceito da coleção foram a noção de história infinita do Mármore Português, material que está com a humanidade há séculos.  'Slices of Infinity', pedaços de infinito, foi o termo escolhido para identificar estes atributos da intemporalidade do mármore, mas também de algo que perdura através dos tempos.

Questionar-se 'se o Mármore Português fosse uma pessoa como seria' permitiu uma humanização do Mármore e transportar as respetivas propriedades para a coleção de moda que agora a Assimagra e a Colisão Studios apresentam em Stoners.

Os materiais escolhidos para esta materialização foram o mármore em pó, grão, argolas e cilindros, mas também aos preciosos diamantes, prata, folha de ouro, assim como aos mais disruptivos pvc, resina acrílica, eco plástico e algodão impermeabilizado, não esquecendo o strass.

Stoners é mais do que uma coleção de moda, é uma ode e um manifesto dedicado ao mármore português e à respetiva indústria altamente especializada. Para conceber as peças do desfile, as técnicas utilizadas foram o drapping, a estampagem e tingimento manual, bock painting manual em pedra mármore, 3D printing e CNC laser cut.

Durante esta edição da Moda Lisboa SS 2020 haverá ainda hipótese de visitar um stand dedicado ao Stoners e saber mais acerca desta iniciativa pioneira da indústria de recursos minerais portugueses.

Mariana Emauz, a designer que concebeu esta colecção revela que a mesma procura expressar “esta linguagem do tempo, esta metamorfose que ocorre ao longo de séculos e milénios de história, que é pejada de convulsões, inquietude, triunfos, mas também de momentos de serenidade e intemporalidade. São estes elementos do infinito, ancestrais, majestosos, naturais, que regressam da terra para nos mostrar tudo o que é belo que inspiraram a colecção que hoje apresentamos”.

Célia Marques, Diretora de Qualidade, Ambiente e Território da Assimagra refere, a propósito do desfile Stoners, que “é mais um evento que pretende marcar o grau de flexibilidade e modernização do Mármore Português e que demonstra este material serve de inspiração aos mais variados setoresarquitetura; construção civil e decoração serão as áreas mais ortodoxas, mas também, neste caso, na moda e o design, em que é possível, mais uma vez, evidenciar claramente a respetiva beleza estética única". 

E acrescenta que “são dois setores inquietos e desejosos de inovar que se juntam neste desfile, nomeadamente a indústria dos recursos minerais portugueses e a moda portuguesa, integrado num evento, que marca a agenda da cidade de Lisboa e da moda a nível global, a Moda Lisboa, e que prova que, quando as pessoas se juntam, quando se criam sinergias, o resultado é sempre positivo e pode ser atrativo para empresários nacionais e internacionais”.

Esta iniciativa junta-se ao rol de dinâmicas que a Assimagra tem vindo a desenvolver no sentido de reforçar a imagem de um cluster da Pedra Portuguesa altamente especializado, inovador e versátil, sendo de salientar a recente inauguração da peça de mobiliário em mármore da autoria de Siza Vieira para a entrada da Torre de Manhattan da autoria do arquiteto português.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório