Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Afinal, por que algumas pessoas têm o cabelo encaracolado e outras liso?

Durante muito tempo, ninguém soube explicar ao certo por que alguns cabelos são encaracolados enquanto outros lisos. Mas, finalmente a ciência desvendou o mistério.

Afinal, por que algumas pessoas têm o cabelo encaracolado e outras liso?
Notícias ao Minuto

10:27 - 11/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cabelo

De acordo com o site wiseGEEK, cientistas do Instituto L’Oreal Paris sugerem que o que determina se o cabelo é liso ou com caracóis é o formato do folículo piloso, ou seja, da estrutura responsável por produzir os fios.

Segundo os cientistas, pessoas com cabelo crespo têm folículos em formato de gancho, e é a quantidade desses ganchos e a estrutura da fibra capilar que determinam o quão enrolado será o fio. Além disso, como explica o site Life’s Little Mysteries, esses ganchos também determinam o ângulo de crescimento dos fios, o qual, no caso dos fios crespos, é mais fechado relativamente ao couro cabeludo.

Por que os cabelos encaracolados são normalmente mais secos?

É bastante raro encontrar pessoas com caracóis e que tenham igualmente o cabelo oleoso ao mesmo tempo, e isso ocorre porque a oleosidade expelida pelas glândulas sebáceas acaba por se espalhar mais facilmente nos cabelos lisos.

Por outro lado, embora os fios crespos sejam mais secos, esses fios também apresentam duas vezes menos pontas espigadas, comparativamente aos lisos. Adicionalmente, os cabelos encaracolados não necessitam de ser lavados tão frequentemente quanto os lisos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório