Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Krohn e Quinta da Gaivosa: Vintage 2017 já disponíveis

Depois de se juntarem à declaração da colheita de 2017 como ano Vintage, as casas Quinta da Gaivosa e Krohn fazem chegar os primeiros vinhos ao mercado português, em exclusivo, pelas mãos da OnWine Distribuição Nacional.

Krohn e Quinta da Gaivosa: Vintage 2017 já disponíveis
Notícias ao Minuto

15:00 - 10/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinho

O feito é inédito para a Quinta da Gaivosa, emblemática propriedade da família Alves de Sousa, e Wiese & Krohn, detida pelo grupo The Fladgate Partnership desde 2013. Pelo segundo ano consecutivo, ambas as casas declaram o ano de 2017 como Porto Vintage, um anúncio muito aguardado pelos aficionados do vinho em todo o mundo. Após um período de pré-reservas, os vinhos chegam finalmente ao mercado nacional, com quantidades muito limitadas.

Na Quinta da Gaivosa, em Santa Marta de Penaguião, 2017 ficou desde logo na história como um dos anos mais secos desde que há registos, com a precipitação total a cair para quase metade do que seria normal e várias ondas de calor durante os meses de verão. Este cenário extremo acabaria por conduzir a uma das mais precoces vindimas de sempre, colmatada com ligeiras chuvas nos últimos dias de agosto que permitiram um final de maturação mais suave e sem sobressaltos, com as uvas a demonstrarem uma excelente qualidade, confirmada imediatamente após a entrada na adega.

Concentração, mas sem desequilíbrios, e grande intensidade de fruta, mas com profundidade e estruturas sólidas, foram as primeiras impressões da equipa de enologia, liderada por Domingos e Tiago Alves de Sousa, e os primeiros indicadores de que esta seria uma colheita memorável para a Quinta da Gaivosa e para o Douro. O resultado é um vinho que evidencia o potencial máximo das castas Sousão, Touriga Nacional e Touriga Franca, provenientes de vinhas com mais de 5 anos.

O Quinta da Gaivosa Vintage 2017 antecipa uma excecional evolução em garrafa durante os próximos 35-40 anos, podendo ser degustado desde já. Ideal para harmonizações com queijos, chocolate negro ou sobremesas de frutos vermelho, recomendando-se a abertura da garrafa antes do serviço, que deverá ser feito a uma temperatura ideal de 15ºC.

Notícias ao Minuto© Quinta da Gaivosa

Também a vindima na Quinta do Retiro Novo, no vale do Rio Torto, começou muito antes do habitual. Com as maturações precoces, foi sem surpresa que se registaram rendimentos mais baixos, ainda que com mostos excecionalmente concentrados e com uma cor profunda. O Krohn Vintage 2017 revela, por isso, uma intensa e profunda cor roxo-preto, antecipando uma explosão de aromas a fruta no nariz.

Notícias ao Minuto© Quinta da Gaivosa

Em pano de fundo há uma sugestiva evocação de floresta, agulhas de pinheiro e feto. O paladar é esbelto e atrevido, com taninos lineares bem enrolados e sabores de frutos silvestres frescos que se prolongam num final longo. Um Porto Vintage maravilhosamente expressivo, fino e perfumado, mas com a profundidade e intensidade característica da vindima de 2017.

A distribuição foi entregue, em exclusivo, à OnWine Nacional, que representa em Portugal vinhos de terroir. Envoltos por grande expectativa, prevê-se uma elevada procura por estes novos Vintage 2017, pelo que se recomenda reserva imediata.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório