Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ciência explica irritação das pessoas quando estão com fome. É desses?

O relógio passa do meio-dia e o seu estômago começa a roncar, cuidado, não perca as estribeiras com os seus colegas de trabalho.

Ciência explica irritação das pessoas quando estão com fome. É desses?
Notícias ao Minuto

09:10 - 10/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mau feitio e fome

Numa reportagem divulgada pela BBC, a professora de nutrição Sophie Medlin, do King's College de Londres, no Reino Unido, explicou a verdade sobre a fome e o mau feitio.

De acordo com a académica, estar sem comer por um longo período de tempo pode provocar a diminuição vertiginosa dos níveis de açúcar no sangue, e consequentemente, aumentar a produção de cortisol e adrenalina – também conhecidas por hormonas do stress.

Mas há mais, Medlin explica que enquanto o corpo necessita urgentemente de repor as energias os neurónios libertam os neuropeptídeos, substâncias que causam a sensação de fome no cérebro. "Os neuropeptídeos que provocam a fome são os mesmos que provocam irritação, raiva e comportamentos impulsivos. Então, é por isso que os indivíduos têm este tipo de resposta", afirma.

Jogos da fome. As mulheres ficam mais irritadas do que os homens?

Trata-se de um mito. A especialista explica que, bioquimicamente os homens são, aliás, mais propensos ao fenómeno do que as mulheres, e isso ocorre por conta dos altos níveis de testosterona, que combinados aos demais fatores, podem causar efeitos ainda mais aparentes.

A verdade é simples, seja mulher ou homem, facto é que manter aquele clássico período de três horas entre cada refeição (ou pelo menos não saltar nenhuma delas) é a melhor solução para que se sinta bem tanto física como psicologicamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório