Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Afinal, comer muita banana pode sabotar a dieta?

Uma das coisas mais básicas que aprendemos sobre alimentação saudável é que comer fruta faz bem. Como tal, é algo bizarro quando algumas dietas baixas em calorias proíbem a banana.

Afinal, comer muita banana pode sabotar a dieta?
Notícias ao Minuto

07:10 - 10/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Banana

Afinal, apesar de a banana ser uma fruta, também tem a reputação de ser uma verdadeira bomba calórica. Mais de 70 mil buscas realizadas todos os meses no Google trazem à ribalta a questão: ‘quantas calorias tem uma banana?’.

Uma banana média contém 27 gramas de hidratos de carbono, mais do que duas fatias de pão branco, além de cerca de 14 gramas de açúcar. Esse açúcar chega ao organismo na forma de frutose, um açúcar simples que o corpo digere rapidamente e pode resultar em picos de insulina e açúcar no sangue. E, a saber, há 105 calorias em uma banana.

No entanto, e se é fã desta fruta temos boas notícias, pode continuar a comê-la e ainda assim perder aqueles quilinhos a mais. As bananas não vão interromper o seu esforço para emagrecer, explica Alissa Rumsey, autora do livro ‘5 Minute Mindful Eating Exercise’. “Um alimento não vai fazer com que ganhe peso, assim como nenhuma comida vai fazê-lo perder peso”, comentou em declarações à publicação Medical Daily.

E sim, as bananas contêm açúcar, no entanto trata-se de açúcar natural, o que não é o mesmo que o açúcar branco adicional, como aquele que coloca no chá ou no café. A popular fruta também é uma ótima fonte de potássio e contêm fibras, vitaminas C e B6, além de antioxidantes que previnem inflamações.

Essa fibra, que citamos anteriormente, é capaz de auxiliar na perda de peso. De acordo com uma pesquisa da University of Massachusetts Medical School, nos Estados Unidos, aumentar a ingestão de fibras em 30 gramas por dia ajuda a eliminar gordura. Uma banana média conta com 3.1 gramas de fibras.

Rumsey recomenda que coma banana juntamente com uma fonte de proteína e gorduras boas (como por exemplo, iogurte ou queijo fresco) para um lanche saciante. E que a ingira antes ou depois do treino para dar energia extra durante a prática de exercício e auxiliar na recuperação.

Já sabe: a banana não é sua inimiga. Se está a tentar perder peso, foque-se na dieta e pratique atividade física.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório