Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sim, as mulheres vivem mais do que os homens. A ciência explica

Uma pesquisa apontou que as mulheres vivem mais do que os homens. O motivo? Os efeitos protetores que o estrogénio tem sobre os cromossomas.

Sim, as mulheres vivem mais do que os homens. A ciência explica
Notícias ao Minuto

11:30 - 09/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sexo forte

Um dos melhores indicadores de longevidade é o comprimento dos telómeros. Trata-se do conjunto de informações genéticas nas pontas dos cromossomas.

O estudo realizado pela Universidade da California, nos Estados Unidos, sugere que o estrogénio estimula a atividade de uma enzima que ajuda a aumentar os telómeros. Assim, a expectativa de vida da mulher acaba por ser maior.

Mais ainda, os cientistas creem que níveis mais altos da hormona contribuam para o ótimo funcionamento do sistema cardiovascular e para a manutenção de ossos mais saudáveis.

A nova pesquisa, adiciona assim outro benefício do estrogénio para a mulher: a possibilidade de proteger os telómeros. Elissa Epel, a principal autora da tese, afirma que “alguns estudos experimentais sugerem que a exposição ao estrogénio aumenta a atividade da telomerase, a enzima que pode proteger e alongar os telómeros”.

Outros motivos que justificam a longevidade do sexo feminino

Em média, as mulheres vivem cerca de 5% a mais do que os homens em todo o mundo. O motivo apontado pelos especialistas são diferenças ambientais ao longo dos anos. Segundo eles, os homens são mais propensos a beber e a fumar mais. Adicionalmente, também têm um maior risco de desenvolverem doenças cardíacas.

Contudo, acredita-se que até 2032, e de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), não existirá mais essa lacuna, à medida que as taxas de tabagismo e consumo decrescem e se nivelam para os dois géneros.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório