Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Transplante de fluidos pode tratar infeções vaginais

Estima-se que a vaginose bacteriana afete um terço das mulheres em idade reprodutiva.

Transplante de fluidos pode tratar infeções vaginais
Notícias ao Minuto

08:52 - 09/10/19 por Teresa David

Lifestyle Saúde

Um estudo recente, publicado na revista científica Nature Medicine, afirma a possibilidade de o transplante de fluídos vaginais saudáveis em mulheres com infeções bacterianas - como a vaginose bacteriana -, possa vir a ser uma solução para o problema. 

A vaginose bacteriana é a infeção vaginal mais comum em mulheres com idade fértil e, ainda que inicialmente não seja considerada um problema ginecológico grave, a presença da infeção pode aumentar o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, complicações na gravidez e problemas de auto-estima, uma vez que produz um cheiro intenso.

Citados pelo The Guardian, os investigadores explicaram que o transplante de micróbios saudáveis pode ser uma terapêutica alternativa destinada a mulheres que sofrem de vaginose bacteriana crónica, incurável e recorrente. 

O estudo tem em conta cinco mulheres com idades compreendidas entre os 27 e os 47 anos, todas com vaginose bacteriana recorrente, tendo sido sujeitas a múltiplos tratamentos com antibióticos, mas sem sucesso. Após monitorizadas, as amostras de três dadoras são transplantadas. De acordo com o estudo, os resultados iniciais apontam para quatro amostras que indicam resultados positivos a longo prazo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório