Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Por que razão o consumo das calóricas nozes evita o ganho de peso?

O popular fruto seco é rico em fibras e gorduras insaturadas que estimulam a saciedade.

Por que razão o consumo das calóricas nozes evita o ganho de peso?
Notícias ao Minuto

07:10 - 09/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Benefícios das nozes

Estudos recentes afirmam que a noz ajuda a reduzir o risco de morte prematura, de sofrer um ataque cardíaco ou de desenvolver diabetes e cancro, além de melhorar o desempenho sexual masculino. Agora, uma nova pesquisa aponta outro benefício para as nozes: combater o ganho de peso. 

A pesquisa, publicada na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health, revela que trocar snacks e lanches pouco saudáveis por um punhado de nozes (14 gramas) pode impedir que se ganhe até 1 quilo por ano. "Incorporar nozes como parte de um padrão alimentar saudável, substituindo alimentos menos saudáveis, pode ajudar a mitigar o ganho gradual de peso comum durante a vida adulta e contribuir de forma benéfica para a prevenção da obesidade”, explicaram os investigadores do estudo.

Por que motivo reduz o risco?

De acordo com os cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, as nozes atuam em diversos mecanismos que promovem a saciedade e a perda de gordura. Os cientistas explicam que mastigar nozes exige muito esforço e, portanto, as pessoas sentem-se menos propensas a continuar a comer. Adicionalmente, por ser um alimento rico em fibras, demora a ser digerido, o que atrasa o esvaziamento do estômago. Isso suprime a fome e faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo.

A presença das fibras também promove a eliminação de gordura: as fibras associam-se às gorduras no intestino e são eliminadas juntamente com as fezes. Outro benefício da inserção de nozes na alimentação está relacionado ao facto de que o fruto está repleto de gorduras insaturadas, que ajudam a promover o gasto energético em repouso, impedindo o ganho de peso. 

O estudo

Para chegar a esta conclusão, os investigadores acompanharam 289.915 homens e mulheres entre os 24 e 75 anos ao longo de duas décadas. A cada quatro anos a equipa verificava a frequência com que os participantes comiam nozes, bem como em que quantidade, e de dois em dois anos atualizavam o questionário sobre a prática de atividade física e quanto de calorias, em média, os voluntários queimavam durante o exercício.

No final do acompanhamento, os cientistas apuraram que evitar alimentos pouco saudáveis pela ingestão de nozes reduz o risco de obesidade (15%) e do excesso de peso (23%). “Os nossos resultados indicam que o aumento do consumo total de nozes está associado a um ganho de peso menor a longo prazo”, concluíram os investigadores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório