Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Gel para dentição pode ser prejudicial para a saúde dos bebés

A maioria dos produtos contém sacarose, álcool ou lidocaína na composição, substâncias que podem afetar negativamente a saúde das crianças.

Gel para dentição pode ser prejudicial para a saúde dos bebés
Notícias ao Minuto

15:00 - 08/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gel para a dentição

Quando os dentes do bebé começam a nascer por volta dos seis meses de idade, é comum que chore, tenha febre e falta de apetite. Como tal, muitos pais recorrem a gel anestésico infantil para aliviar a dor. Contudo, o uso desse tipo de produto pode ameaçar o bem-estar da criança. Um estudo realizado pelo Serviço de Saúde Pública do País de Gales, no Reino Unido, descobriu que a maioria dos géis contém sacarose, álcool ou lidocaína na composição. Cada um desses ingredientes interfere na saúde do bebé.

sacarose é um tipo de açúcar que pode aumentar o risco de cáries e o álcool pode interferir no sono. Já a lidocaína pode provocar efeitos colaterais quando utilizada em doses elevadas, incluindo reações alérgicas, tonturas, queda de pressão e dores de garganta. A lidocaína é utilizada como anestésico local e necessita de ser reaplicada quando o seu efeito passa, o que aumenta o risco de contacto com altas doses. Por causa disso, as autoridades de saúde orientaram que os pais evitem utilizar produtos que contenham essas substâncias.

“Os pais compram esses produtos para dentição na tentativa de aliviar o sofrimento das crianças e não percebem o que estão realmente oferecendo aos pequenos”, disse Mick Armstrong, da British Dental Association (BDA), ao jornal britânico The Independent.

Perigo real

Em 2016, a Food and Drug Administration, agência norte-americana para o controlo de medicamentos, emitiu um comunicado de alerta depois de ser notificada da mortes de dez crianças e do surgimento de efeitos colaterais em outras 400 – todos ligados ao uso de géis anestésicos para dentição compostos por lidocaína. Desde então a agência aconselha os pais a evitarem produtos com essa substância.

O que fazer?

Existem formas não medicamentosas para aliviar o incómodo na gengiva do bebé. Uma forma de fazê-lo é oferecer mordedores à criança. Uma boa dica é mantê-lo no frigorífico quando não estiver a ser usado, pois a a baixa temperatura também ajuda a aliviar a dor. Fazer massagens nas gengivas é outra forma de aliviar os sintomas. Mais ainda, manter a criança distraída pode fazê-la esquecer momentaneamente da dor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório