Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

A linha ténue entre respeitar o parceiro e falar demais

Os seus amigos e familiares não precisam de saber tudo ao pormenor.

A linha ténue entre respeitar o parceiro e falar demais
Notícias ao Minuto

11:47 - 08/10/19 por Teresa David

Lifestyle Relacionamentos

Quando se está num relacionamento, sobretudo se este for feliz, é frequente querer colocar os amigos (e até familiares) a par do que está a acontecer. Mas manter o equilíbrio entre ser um livro aberto e respeitar o companheiro/a pode ser difícil. Por esta razão, é importante refletir acerca das consequências de revelar informações sensíveis sobre o parceiro, sem ter o seu consentimento prévio. 

O site de notícias HuffPost, falou com especialistas em relacionamentos para perceber quais são os riscos de falar demais e quais são os detalhes que não devem ser partilhados. 

Os riscos de falar demais

Trair a confiança

A menos que tenha recebido permissão por parte da sua cara-metade, o melhor mesmo é não assumir que ela vai sentir-se confortável com a divulgação das suas informações privadas. O que para si pode ser uma história engraçada, para o companheiro pode ser uma história embaraçosa. 

Colocar os amigos contra o parceiro

É normal desabafar com amigos próximos sobre os altos e baixos da relação, mas esses desabafos podem influenciar negativamente quem os ouve. “Quando o conflito se resolve e você quer o apoio dos outros, poderá vir a descobrir que os seus amigos ainda estão magoados e que já não apoiam a relação”, explicou Ryan Howes, psicólogo norte-americano, ao Huffpost

Enfadar parentes e amigos

Contar detalhes em excesso pode enfadar os interlocutores. “Eles podem fingir interesse, mas, na realidade, você está a dominar a conversa com detalhes que ninguém quer saber”, diz Rodman

Detalhes que os seus amigos não precisam saber

Particularidades sobre a sua vida sexual

O que acontece entre quatro paredes deve ser privado. Fazer comentários sobre a performance sexual do parceiro, sem o seu consentimento, é uma "informação muito pessoal que pode carregar muita vergonha", esclareceu o psicólogo. 

Informações sobre a vida financeira do companheiro

É incorreto falar sobre a carteira do companheiro. Os amigos e familiares não precisam de saber o valor do seu salário ou quantos euros deve ao banco. 

A saúde mental ou física

Problemas de saúde físicos ou mentais, como a infertilidade, depressão ou qualquer outra patologia, não devem ser partilhados sem autorização. Estes não são problemas embaraços, mas são assuntos sensíveis e é importante respeitar a vontade do parceiro. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório