Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro formas fáceis de perder gordura da barriga, segundo a ciência

Como posso perder gordura da barriga? Infelizmente, não há como escolher a região quando se trata de emagrecer. Por outras palavras, não vai perder barriga, por exemplo, sem eliminar simultaneamente a gordura dos glúteos ou seios.

Quatro formas fáceis de perder gordura da barriga, segundo a ciência

Ainda assim, há uma certa preocupação em perder medidas da barriga que vai muito além da boa aparência. A gordura visceral, é um tipo de gordura que se encontra no interior do abdómen e envolve os órgãos. Está associada uma série de problemas graves, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2, de acordo com a Clínica Mayo

Ainda mais assustador: de acordo com o National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI), o risco desses problemas de saúde aumenta ainda mais se o tamanho da cintura for maior que 89 centímetros para mulheres e 101,6 centímetros para homens.

Então, sim, as razões para perder gordura da barriga vão muito além do desejo por um abdómen definido.

Tente estas estratégias para conseguir eliminar alguns quilos e livrar-se de vez da gordura abdominal:

1. Mova-se o máximo que puder

Correr, andar de bicicleta ou nadar, basicamente qualquer coisa que melhore a frequência cardíaca e o faça suar, ajudará a reduzir a gordura visceral.

Noam Tamir, personal trainer e fundador da TS Fitness (EUA), diz ainda que o treino de resistência metabólica e o HIIT (treino intervalado de alta intensidade) são uma maneira sólida de reduzir a gordura, incluindo a da barriga. “Ambos os exercícios judam a queimar calorias durante a prática e também dão o efeito pós-treino”, diz. “Além disso, ajudam a mudar a sua composição corporal, aumentando a massa muscular”.

Uma pesquisa sublinha os enormes benefícios da perda de gordura do HIIT. Uma meta-análise de 2017 na revista Sports Medicine descobriu que treinos intensos, seguidos por períodos de descanso – especialmente durante a corrida – reduziam a gordura, incluindo a gordura abdominal.

2. Coma mais proteína

Sabe que deve comer mais proteína para perder peso, mas pode não saber exatamente o porquê. Tem tudo a ver com o modo como o seu corpo lida com a insulina. “O corpo começa a produzir mais insulina à medida que você envelhece, já que as células musculares e gordurosas não respondem adequadamente”, explica Louis Aronne, médico diretor da clínica de obesidade da Cornell University, nos Estados Unidos.

Esse processo é conhecido como resistência à insulina. Basicamente, quando o corpo não responde bem à insulina, na verdade produz mais, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. E isso pode levar ao armazenamento de gordura, especialmente na zona a meio do corpo. “É aí que entra a proteína: uma dieta rica em proteína pode protegê-lo contra a resistência à insulina”, diz Aronne.

Zeratsky sugere escolher cortes de carne magra e optar por aves e peixes. Uma opção ainda melhor: proteínas à base de plantas, como feijão e lentilhas, que também servem fibras e hidratos de carbono saudáveis.

3. Preste mais atenção em quão bem (e quanto) dorme

De acordo com um estudo de 2017 publicado no periódico científico PLOS ONE, os participantes que dormiam seis horas por noite tinham uma cintura que era, em média, três centímetros maior do que os que dormiam nove horas.

Manter um horário de sono também pode ajudar a reduzir a gordura da barriga: as mulheres que acordam e vão para a cama todas as noites à mesma hora têm níveis mais baixos de gordura corporal, de acordo com uma pesquisa recente da Brigham Young University.

4. Não economize na fibra

Tanto Tamir quanto Zeratsky sugerem comer mais fibras solúveis para mantê-la satisfeito por mais tempo. “Alimentos ricos em fibras retardam a digestão e podem ajudá-lo a controlar a fome”, diz Zeratsky.

Num estudo de 2012 publicado na revista Obesity, indivíduos que aumentaram a ingestão de fibras solúveis em 10 gramas por dia – equivalente a duas maçãs pequenas, uma chávena de ervilhas e meia xícara de feijão – reduziram a gordura visceral em 3,7% após cinco anos. Além disso, os participantes que também praticavam atividade física moderada apresentaram uma redução de 7,4 na gordura visceral durante o mesmo período de tempo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório