Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Qual o tempo de vida com cancro do pâncreas? Meses ou anos?

O tempo de vida para o paciente diagnosticado com cancro do pâncreas geralmente é curto e varia entre seis meses a cinco anos.

Qual o tempo de vida com cancro do pâncreas? Meses ou anos?
Notícias ao Minuto

14:26 - 07/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cancro do Pâncreas

Tal ocorre porque, geralmente, este tipo de cancro só é descoberto numa fase avançada da doença, na qual o tumor já é muito grande ou já se espalhou para outros órgãos e tecidos.

Todavia, como aponta a publicação Tua Saúde, caso haja uma deteção precoce do cancro do pâncreas, facto muito pouco comum, a esperança média de vida do paciente é maior e, em raros casos, a doença pode ser curada.

Como identificar o cancro precocemente

O cancro do pâncreas pode ser diagnosticado atempadamente através da realização de uma ultrassonografia ou ressonância magnética no abdómen, por um outro motivo qualquer. Tornando-se dessa forma claro o comprometimento do órgão, ou quando é feita uma cirurgia abdominal próxima da área e o médico consegue visualizar alguma alteração.

Como é feito o tratamento

De acordo com o grau de estadiamento do cancro do pâncreas os médicos podem indicar a realização de cirurgia, radio e/ou quimioterapia. Casos muito graves não são abordados desta maneira e o paciente recebe somente o tratamento paliativo, que ajuda apenas a diminuir os sintomas desagradáveis, melhorando a qualidade de vida.

Durante este período é ainda recomendado ter uma vida saudável e aproveitar o tempo de vida que resta com a família e os amigos. Nessa fase a pessoa também pode decidir alguns trâmites legais, e não é possível doar sangue, nem órgãos, porque este tipo de tumor tem um alto risco de desenvolver metástases. Como tal, esse tipo de doação não seria segura para quem receberia os tecidos.

Tem cura?

Na maioria dos casos, o cancro do pâncreas não tem cura, pois é identificado numa fase demasiado avançada, quando várias partes do corpo já estão afetadas, o que reduz o efeito do tratamento.

Assim, para melhorar as chances de cura, é necessário identificar o tumor numa fase inicial, quando ainda afeta somente uma pequena parte do pâncreas. Nestes casos, normalmente é feita uma cirurgia para remover a parte afetada do órgão e posteriormente é realizado o tratamento com quimioterapia ou radioterapia para eliminar as células tumorais que ficaram no local.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório