Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2019
Tempo
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Alerta: Lixívia contamina o ar e pode intoxicar pessoas e animais

Cientistas têm vindo a estudar mais aprofundadamente os componentes da lixívia e as conclusões não são favoráveis a quem usa este composto para as limpezas em casa. O maior risco é para os trabalhadores que utilizam este produto no seu dia-a-dia.

Alerta: Lixívia contamina o ar e pode intoxicar pessoas e animais

Uma larga fatia da população recorre à lixívia, ou a produtos com lixívia, na hora de levar a cabo as limpezas domésticas.

É do conhecimento geral que a lixívia é o detergente mais eficaz para matar bactérias que se acumulam em casa, seja nas cozinhas ou nas casas-de-banho.

Porém, afirmam os cientistas num artigo publicado na revista científica Environmental Science & Technology, os produtos à base de lixívia podem ser nocivos quando utilizados no interior de uma casa.

De acordo com a revista da Sociedade Americana de Química, este tipo de produtos liberta compostos que contêm cloro e gás de cloro que, em combinação com a luz e um composto cítrico presente noutros detergentes, podem formar partículas que ficam no ar e que são inaladas, tanto por humanos, como por animais.

A estas partículas de ar é dado o nome de aerossóis orgânicos secundários que dão origem a problemas respiratórios e a outros efeitos adversos para a saúde, tanto nos animais, como nas pessoas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório