Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Seis formas de tornar o seu café mais saudável (de acordo com a ciência)

O café pode ser um aliado para a saúde quando consumido com moderação.

Seis formas de tornar o seu café mais saudável (de acordo com a ciência)
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Café

É um facto, beber café faz bem à mente e ao corpo. Todavia, se consumido em excesso ou saturado de açúcar e outros aditivos os benefícios da bebida são em vão.

Nesse sentido a revista Galileu divulgou seis dicas, cientificamente comprovadas, para deixar o seu café mais saudável:

Prefira cafés orgânicos

Os cafés orgânicos são cultivados sem o uso de produtos químicos, como agrotóxicos, que são prejudiciais para o organismo. Essa forma de produção também é mais sustentável, uma vez que não degrada o solo e utiliza práticas ecológicas de cultivo. 

Substitua o açúcar por canela

O consumo de bebidas açucaradas aumenta o risco de morte, segundo um estudo da Associação Americana do Coração, além de estar associado a diabetes, obesidade e outras doenças crónicas. Dizer não ao açúcar não só é vantajoso para a saúde e como ainda contribui para um paladar mais apurado. Opte por especiarias como a canela, que mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis e também reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. 

Não beba café de estômago vazio

Essa dica é importante principalmente para quem sofre de refluxo, síndrome do intestino irritável e outras condições gástricas. Quando chega no estômago, o café aumenta a produção de ácido clorídrico e pode provocar desconforto nos organismos mais sensíveis, como o ardor associado à azia. 

Opte pelo descafeinado

Além de ser bom para pessoas que sofrem de problemas gástricos, o descafeinado diminui o risco de insónias e de irritabilidade. Mas atenção: o descafeinado também contém cafeína! A diferença é que a substância está presente em menor quantidade, comparativamente ao café normal. 

Adicione leite de amêndoa

O leite garante nutrientes essenciais para o ótimo funcionamento do corpo, para além de intensificar o sabor do café. Contudo, para um café mais saudável, o leite de amêndoa é a melhor opção, já que esta variante tem menos calorias que o leite de vaca, fornece gorduras monoinsaturadas (boas para o coração), e ajuda ainda a proteger o estômago.

Alterne com um copo de água

Jamais substitua a água pelo café! Tente beber sempre um copo de água antes de tomar uma chávena da bebida. 

Limite ainda o consumo de café até quatro xícaras por dia e mantenha-se bem hidratado, o que equivale a beber cerca de dois litros de água por dia. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório