Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens aprendem a prevenir a doença renal crónica

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai promover sessões de esclarecimento sobre a doença renal nos dias 9 e 10 de outubro, na Escola Secundária de Odivelas, e nos dias 10 e 11 de outubro, na Escola Secundária de Penafiel, no âmbito do Dia Mundial do Combate à Obesidade, um dos principais fatores de risco da doença renal.

Jovens aprendem a prevenir a doença renal crónica
Notícias ao Minuto

19:00 - 04/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença renal crónica

A iniciativa integra-se na campanha 'A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção' e conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e história familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

Para prevenir a doença renal crónica, é necessário: vigiar o peso; ter uma alimentação saudável, com redução do consumo de gorduras e de sal, bem como das porções; deixar de fumar (os fumadores têm uma probabilidade três vezes maior de apresentar uma função renal diminuída); fazer exercício físico; controlar a hipertensão e a diabetes; não beber álcool; não proceder a automedicação; e fazer rastreios regulares.

A ANADIAL é uma associação sem fins lucrativos. Para mais informações sobre a campanha consulte a página online da iniciativa 'A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório