Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

Quer uma barriga fit? Então cuide dos seus intestinos (4 factos a reter)

O sistema gastrointestinal é fundamental para o funcionamento do organismo, para a nossa saúde em geral e sobretudo para uma barriga fit. Neste sentido Izabel de Paula, a body expert das celebridades partilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião.

Quer uma barriga fit? Então cuide dos seus intestinos (4 factos a reter)
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/10/19 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Saúde intestinal

Mas como podemos identificar a nossa própria falta de nutrientes e má absorção? Alguns sinais como queda de cabelo e unhas fracas, ondulação e manchas nas unhas, pele excessivamente envelhecida e seca, perda de líbido, má digestão, fezes excessivamente volumosas e obstipação, podem indicar que a sua saúde intestinal precisa de alguns cuidados.

A obstipação acaba por ser um problema muito generalizado. Uma excreção ótima depende sempre da flora intestinal e da alimentação de cada pessoa, sendo que o normal é uma vez por dia. Num cenário ideal, estaríamos a falar de uma excreção duas a três vezes diariamente. 

Para alcançar o cenário ideal, é importante hidratar-se ao longo do dia, ingerir fibras com regularidade, evitar alimentos refinados e processados, digerir bem as proteínas e evitar alimentos aos quais revele intolerância.

De forma a compreender melhor a sua saúde intestinal, vamos analisar quatro conceitos: microbiota intestinal, probióticos, disbiose intestinal e SIBO.

A microbiota intestinal, habitualmente designada como flora intestinal, é um grupo de bactérias, leveduras, helmintos, protozoários e vírus que vivem no intestino e que auxiliam o organismo em vários processos como a digestão, na monotorização e no desenvolvimento de microrganismos que causam doenças.

Os probióticos são bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. Estes são fundamentais para manter uma flora intestinal equilibrada e saudável.

A disbiose intestinal surge quando a flora intestinal produz efeitos nocivos no organismo, provocados por carência de fibras, stress, mastigação rápida, ingestão de líquidos às refeições e carência de frutas, legumes ou alimentos integrais.

O SIBO, supercrescimento bacteriano do intestino delgado, manifesta-se na saúde intestinal através da má absorção de nutrientes, inflamação, obesidade e Doença Inflamatória Intestinal.

Para que alcance um bem-estar completo e contribua para uma longevidade saudável, é essencial cultivar o hábito de ingerir alimentos saudáveis e equilibrados. Foque-se numa dieta variada e na prática regular de exercício físico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório