Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Manchas na pele e envelhecimento precoce? Especialista dá três dicas

Especialista em medicina estética João Bastos Martins deixa algumas dicas para acabar com as manchas e o envelhecimento provocados pelo sol.

Manchas na pele e envelhecimento precoce? Especialista dá três dicas
Notícias ao Minuto

14:25 - 30/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Manchas na pele

Está oficialmente encerrada a época de férias e não é só o regresso à rotina que pode virar pesadelo: a pele envelhecida e as manchas provocadas pela exposição ao sol são também uma verdadeira dor de cabeça, já que, além de muito visíveis, aparecendo sobretudo na face, são muito difíceis de eliminar.

Existem alguns cremes que permitem amenizar a tonalidade das manchas, mas o tratamento tende a demorar mais do que o desejado, mantendo-se as imperfeições durante longos meses ou mesmo anos.

Adicionalmente, existem alguns tratamentos estéticos capazes de oferecer resultados mais eficazes e rápidos.

O cirurgião plástico João Bastos Martins, especialistas em medicina estética, deixa três sugestões:

Skinbooster

É, fundamentalmente, uma hidratação intensiva da pele, que funciona de dentro para fora, para que fique totalmente rejuvenescida, com um ar mais saudável. São microinjeções de ácido hialurónico aplicadas estrategicamente nas camadas mais profundas da pele, na face e pescoço, capazes de tratar tanto as marcas desenvolvidas no período de verão, como marcas de acne e rugas finas. Estimula a produção de colágeno e melhora a elasticidade e firmeza da pele, podendo ainda atuar no melhoramento de olheiras.

Mesotrapia

Traduz-se na aplicação direta de nutrientes essenciais, como vitaminas, ácido hialurónico, agentes antioxidantes e minerais, através de microagulhas. É indolor e estimula a produção de colagénio e elastina, resultando numa pele mais jovem e brilhante, hidratada. Também ajuda a atenuar pequenas rugas. Para um bom resultado, são necessárias várias sessões, realizadas mensalmente. No entanto, as diferenças são notórias desde a primeira aplicação.

Peeling 

Visa corrigir tanto manchas de pigmentação e cicatrizes de acne, como atenuar o envelhecimento da pele, minimizar as rugas e até a oleosidade. Trata-se da aplicação de uma solução química, habitualmente à base de ácido tricloroacético, que elimina as camadas mais superficiais e gastas da pele, rejuvenescendo-a e homogeneizando-a. O tipo de produto e a formulação usada vão depender do tipo de pele do paciente e da profundidade do peeling, podendo ser ajustado tanto a casos mais fáceis como a situações mais extremas.  Quanto mais profundo for o peeling, maior o tempo de recuperação, que pode ser de dois a cinco dias.

A par dos tratamentos, é essencial uma boa hidratação diária, com fator de proteção solar, para manter a pele saudável. Beber água é também um ponto crucial. Em casos em que a exposição demasiada trouxe algumas rugas, os tratamentos poderão passar ainda pela aplicação da toxina botulínica, o chamado botox, para bloquear os músculos responsáveis por essas rugas, ou mesmo pelo ácido hialurónico, para preenchimento de rugas mais profundas ou sulcos que tenham surgido. Para garantir a escolha do tratamento mais adequado, é fundamental a consulta de um médico especialista em medicina estética.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório