Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Quer começar a treinar para um triatlo? Cinco dicas essenciais

Depois do sucesso da primeira edição do Tri-Triathlon no The Campus em 2018, o evento regressa em 2019 no dia 13 de outubro. Para que esteja preparado, o The Campus e a Quinta do Lago trazem-lhe cinco dicas de treino imprescindíveis.

Quer começar a treinar para um triatlo? Cinco dicas essenciais
Notícias ao Minuto

07:00 - 30/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Treinar para um triatlo

No dia 13 de outubro todos os triatletas iniciantes e profissionais estão convidados a participar no The Campus Tri-Triathlon. Acolhido pelo The Campus, o centro de alto rendimento mais dinâmico da Europa, na Quinta do Lago, Algarve, este evento é a oportunidade ideal para que os participantes desfrutem de instalações de última geração e obtenham o apoio de profissionais de alto nível, que o ajudarão a terminar a prova com sucesso.

Para que consiga estar no seu melhor durante a prova, o The Campus traz-lhe cinco dicas de treino essenciais: 

1. Não se precipite – antes de adquirir o material, considere alugar

A verdade é que não precisa de comprar equipamentos de última geração para treinar. Além dos básicos de corrida como uns ténis confortáveis, precisará de uma bicicleta, capacete, luvas e calções ou fato e óculos de natação. Faça os primeiros treinos e perceba quais as suas necessidades antes de adquirir todos os acessórios que lhe foram sugeridos. Há sempre a opção de alugar - e o The Campus ajuda-o no processo! 

2. Dedique-se às três modalidades de igual forma e recorra a profissionais se necessário

Há uma grande possibilidade que os triatletas iniciados tenham mais facilidade em certas modalidades e não dominem tão bem todas em simultâneo. Se não está à vontade com algum dos desportos, seja corrida, natação ou ciclismo, opte por dedicar-se a treinos de qualidade em vez de quantidade e, se necessário, recorra à ajuda de profissionais para que consiga evoluir de uma forma segura e corrigir eventuais erros que possa estar a fazer sem se aperceber. 

3. Enquanto treina, circule com precaução

Os treinos de ciclismo são feitos nas estradas; os treinos de corrida poderão ser feitos no ginásio ou igualmente ao ar livre – sujeito a alguns obstáculos pelo caminho - e os treinos de natação são feitos em qualquer piscina ou, para os mais audazes, em águas abertas. Como iniciante, é possível que fique mais atrás nos treinos, deixando as posições da frente para os atletas mais experientes. Prepare-se devidamente para cada uma das modalidades assumindo uma postura cautelosa e, acima de tudo, respeite o seu ritmo e zele pela sua segurança. 

4. Treine a transição entre as modalidades

Se começou a investir no triatlo há pouco tempo, é provável que demore ainda alguns minutos  a preparar-se entre a transição das modalidades – tirar o fato de natação e equipar-se para o ciclismo, ou calçar os ténis e colocar o restante equipamento para ir correr. Todos estes minutos são contabilizados durante a prova e, por isso, o foco e a concentração são cruciais para que consiga executar estas transições da forma mais fluída possível. Não perca a motivação – devagar se vai ao longe!

5. Guarde as suas forças

Tal como nas corridas ou noutros desportos de resistência, também no triatlo é comum que atletas pouco experientes comecem a prova de forma demasiado rápida e esgotem rapidamente as energias. Faça uma estimativa de quanto tempo deverá demorar na totalidade do evento e planeie fazer a primeira parte desse tempo a um ritmo mais lento do que aquele que poderia fazer. Quanto chegar a meio da prova aumente o ritmo e termine em força... quando já todos os outros estiverem cansados. 

O The Campus ajuda-o a treinar para o evento!

O The Campus disponibiliza aulas de corrida, ciclismo de natação todos os dias de segunda-feira a sábado – as aulas de ciclismo poderão ser realizadas às 9h de segunda a sábado, à exceção de sexta-feira, em que se realizam às 10h; as aulas de natação, realizadas no lago da Quinta do Lago, dão-se às segundas, quartas, sextas e sábados pelas 12h00; já as aulas de corrida, que se dividem entre o The Campus e a Ria Formosa, são segundas, quartas e sextas pelas 18h00 e terças, quintas e sábados pelas 13h00. Cada aula tem um custo de 15€.

O The Campus Tri-Triathlon terá início às 9 horas do dia 13 de outubro e conta com 10 categorias de participação diferentes: Triatlo Sprint individual, Paratriathlon Sprint, Triatlo Sprint Relays, Triatlo Super Sprint, Paratriathlon Super Sprint. Cada prova varia em distância, desde 50 a 750 metros em natação, corrida de 3 a 5 km e percurso de bicicleta de 10 a 20 km.

No dia 12 existirá ainda o Children’s Aquathon e as idades de participação poderão ir desde os sete aos 16 anos. As crianças que adoram desafios e querem participar na prova podem ser acompanhadas até ao próprio dia de uma forma gratuita no Kids Triathlon Camp – todas as sextas-feiras das 18h às 19h –, um programa que ensinará jovens atletas a correr, nadar e pedalar com a ajuda de treinadores especializados e equipamentos de elite no The Campus.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório