Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo

Cientistas afirmam que o ferro presente na carne será responsável por limitar a absorção do licopeno, composto extremamente importante para a saúde presente no tomate.

Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo
Notícias ao Minuto

14:00 - 25/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Almôndegas

Trata-se de uma má notícia para quem adora apreciar um belo prato de esparguete com almôndegas.

De acordo com um estudo, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, alguns dos benefícios anti-cancerígenos do tomate, especificamente os de um composto chamado licopeno, podem ser neutralizados se a fruta for consumida com alimentos ricos em ferro, como a carne

A equipa de investigadores norte-americanos analisou o sangue e o fluído digestivo de um pequeno grupo de estudantes de medicina depois de consumir bebidas à base de extrato de tomate com ferro e numa versão sem ferro. Os níveis de licopeno foram significativamente mais baixos quando os participantes beberam a refeição líquida misturada com um suplemento de ferro.

“Tal pode ter potencias complicações sempre que uma pessoa consome algo rico em licopeno e ferro (como um molho à bolonhesa)", diz a cientista Rachel Kopec. Segundo a estudiosa, a pessoa absorve apenas metade do licopeno de uma mesma refeição quando ingere alimentos com um teor elevado de ferro

O licopeno é um composto responsável pela cor vermelha e alaranja encontrada nos tomates, melancia, couve roxa e mamão. Alguns estudos anteriores sugeriram que esse pigmento possui algumas propriedades antioxidantes que poderiam ajudar a proteger as pessoas de doenças como a depressão, de sofrer derrames, problemas cardíacos e talvez até do desenvolvimento de tipos de tumores.

Até ao momento, os investigadores ainda não conseguem explicar exatamente o que ocorre para diminuir a absorção do licopeno no organismo, mas suspeitam que o ferro ajudaria a oxidar o composto, criando produtos metabólicos diferentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório