Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Sete alimentos que combatem o colesterol mau e aumentam o bom

A ingestão de uma dieta equilibrada pode ser a melhor solução para muitos problemas de saúde e defesa do organismo. E quando se fala de colesterol alto, isso não é diferente.

Sete alimentos que combatem o colesterol mau e aumentam o bom
Notícias ao Minuto

09:25 - 25/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Reduzir o colesterol

O colesterol nada mais é do que uma substância gordurosa que está presente naturalmente no corpo. Tem um papel essencial para manter um bom funcionamento de todas as células. No entanto, o excesso dessa gordura é altamente perigoso para o corpo.

As doenças cardiovasculares são um exemplo disso. Os índices do colesterol mau (LDL) devem ser sempre significativamente menores do que o bom (HDL). Isto porque o LDL deposita-se nas artérias, provocando o seu entupimento, o que por sua vez diminui o fluxo de sangue para órgãos importantes como, por exemplo, o coração. Enquanto isso, o bom colesterol retira o mau colesterol das artérias, tendo a função de transportá-lo para o fígado onde será eliminado.

De modo a evitar complicações de saúde é importante que mantenha uma alimentação saudável, pobre em açúcar e gorduras, e que pratique regularmente exercício físico.

De acordo com a nutricionista Dafne Oliveira, existem alguns alimentos que, ao serem incluídos na dieta, podem ajudar a manter o colesterol sob controlo.

Sete alimentos que reduzem o colesterol LDL e elevam o colesterol HDL:

Peixe (como atum, salmão, sardinha, truta e arenque): ricos em ómega 3, uma gordura poli-insaturada que ajuda a abaixar o colesterol mau e os triglicéridos aumentando também os níveis de colesterol bom.

Frutos secos (como amêndoas, avelãs, castanhas e nozes): esses alimentos possuem gorduras mono e poli-insaturadas, além de fornecerem vitaminas e minerais antioxidantes como a vitamina E, selénio, o magnésio e zinco. A presença desses nutrientes ajuda a reduzir os níveis de colesterol mau.

Semente de abóbora: as sementes são ricas em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a aumentar o colesterol bom e, consequentemente, reduzem o mau.

Abacate: esta deliciosa fruta também é rica em gorduras mono-insaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a regular os níveis de colesterol.

Linhaça e chia: além de serem fontes vegetais de ómega 3, que combatem o colesterol, estes alimentos também são ótimas fontes de fibras, que reduzem a absorção de gordura.

Azeite extravirgem: este alimento tão tipicamente português é ótimo para diminuir o colesterol LDL devido ao seu alto teor de ómega-9, uma gordura mono-insaturada que reduz os níveis gordura no sangue.

Alho: alcinina que está presente neste popular bulbo usado como tempero e condimento reduz os níveis de colesterol prejudiciais e os triglicéridos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório