Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cancro da mama masculino: O que é urgente saber para evitar mortalidade

Os homens representam apenas 1% dos casos de cancro da mama. Todavia, nesse grupo a taxa de mortalidade é mais elevada.

Cancro da mama masculino: O que é urgente saber para evitar mortalidade

Tanto as mulheres como os homens possuem tecido mamário. Mesmo que os homens não desenvolvam mamas, ainda assim as células de tecido mamário masculinas podem desenvolver cancro.

A revista VEJA, refere que embora os tumores mamários nos homens sejam raros, representando de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas 1% do total de casos da doença, a mortalidade entre os homens é maior do que entre mulheres, exatamente porque o nível de consciencialização sobre o assunto é escasso, e de certa forma tabu.

Fatores de risco e sintomas

Os principais fatores de risco são exposição à radiação; níveis elevados da hormona estrogénio e histórico familiar. O tumor geralmente é detetado como um nódulo endurecido abaixo do mamilo/aréola. Somente a realização de uma mamografia e biópsia pode confirmar o diagnóstico.

Por serem menos propensos a admitir a possibilidade de tratar-se de neoplasia de mama, os homens creem tratar-se de um processo inflamatório ou trauma local. Há ainda aqueles que sentem vergonha quando encontram um nódulo e por isso não procuram assistência médica. Tal retarda o diagnóstico e reduz as chances de sucesso no tratamento.

Tratamentos e teste genético

As opções de tratamento do cancro da mama masculino são as mesmas oferecidas às mulheres: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapias hormonais. 

Por ser um tipo de tumor raro nos homens, é aconselhável que se realize o teste genético para identificar possíveis genes que sofreram mutações, sendo os mais comuns o BRCA1 e o BRCA2. Adicionalmente, os indivíduos que possuem esses genes alterados têm ainda um risco mais elevado de desenvolverem tumores na próstata.

Diagnosticar precocemente o cancro da mama aumenta exponencialmente as probabilidade de um tratamento bem-sucedido e consequentemente de sobrevivência. Contudo, pela sua raridade, não há indicação para que os homens realizem exames de despiste com ecografias e mamografias. Dessa forma, é importante que a população masculina fique atenta a alterações na região. Como os homens têm pouco tecido mamário, é mais fácil de observar ou sentir pequenas massas (tumores). Não deixe de procurar um médico caso se aperceba de alguma alteração nessa área do corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório