Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Este spray permite detetar a presença de listeria e outras bactérias

O TBF® 300 é simples e permite-lhe identificar a presença de bactérias alimentares.

Este spray permite detetar a presença de listeria e outras bactérias
Notícias ao Minuto

22:53 - 18/09/19 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Listeria

A listeria e outras bactérias alimentares constituem um problema de saúde pública e uma clara preocupação para o setor da alimentação. Mas há um produto no mercado que pode desempenhar um papel crucial na prevenção, falamos do TBF® 300, da Christeyns.

Recorde-se, aliás, que recentemente o Governo regional da região espanhola da Andaluzia lançou um novo alerta nacional sanitário por listeriose, depois de ser encontrada uma carne contaminada com a bactéria na marca 'Sabores de Paterna', na província de Cádiz.

Este surto em Espanha teve início no dia 15 de agosto. Já em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu a 21 de agosto que a carne contaminada com a bactéria 'Listeria monocytogenes' da marca 'La Mechá' e os produtos com origem no fabricante (Magrudis) espanhol não são comercializados em território português.

Em comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, a Christeyns Portugal esclarece que tem no mercado um produto - TBF® 300 - que poderá ser utilizado para detetar vestígios de biofilmes/bactérias em superfícies.

A presença de biofilmes em instalações de processamento de alimentos "representa um grande risco para a segurança alimentar e também pode causar problemas operacionais no equipamento. Os biofilmes fornecem uma função protetora aos microrganismos que hospedam, diminuindo a eficácia dos tratamentos de desinfeção", pode ler-se.

Um biofilme bacteriano, detalha a Christeyns Portugal, "consiste em colónias de microrganismos ligados entre si e anexados a um suporte sólido", o que lhes "proporciona estabilidade, nutrientes e proteção". Por outras palavras, o biofilme "facilita a proliferação de microrganismos, fornecendo-lhes um ambiente protegido, húmido e rico em nutrientes".

Estes biofilmes "são muitas vezes formados por várias espécies microbianas, como bactérias, leveduras, fungos" e desenvolvem-se em "superfícies que favorecem a sua adesão e que foram submetidas a uma limpeza e desinfeção inadequados".

Agora, através do TBF® 300 estes biofilmes podem ser detetados. A aplicação é simples e requer apenas cinco minutos. Depois de pulverizar o spray, deve limpar a superfície com água e, por fim, verificar se a área ficou manchada. Em caso afirmativo deve contactar a Christeyns para apurar qual a solução mais indicada para a eliminação das bactérias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório