Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Doenças autoimunes matam sobretudo mulheres. A importância do diagnóstico

Doenças autoimunes são uma das principais causas de morte em mulheres com menos de 65 anos.

Doenças autoimunes matam sobretudo mulheres. A importância do diagnóstico
Notícias ao Minuto

21:00 - 18/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle doenças autoimunes

O Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) está a promover uma campanha de consciencialização para as doenças com origem no sistema imunológico, que conta com o lançamento de um vídeo educativo que visa alertar a população para a importância do diagnóstico precoce neste tipo de patologia.

“Um dos principais problemas que o sistema de saúde enfrenta no âmbito das doenças autoimunes prende-se com a dificuldade de reconhecimento e diagnóstico deste tipo de patologia, dado que são muitas vezes confundidas com outras doenças, o que leva à necessidade de detetá-las o mais cedo possível, de forma a assegurar que as pessoas que sofram destes problemas possam viver mais e com melhor qualidade de vida”, explica António Marinho, internista e coordenador do NEDAI.

Para chegar até aí, acrescenta o especialista, “é necessário começar pela educação da população para as doenças autoimunes, sobretudo para a identificação dos seus sintomas, que apesar de variados, o que dificulta igualmente o diagnóstico, importam para a correta seleção dos exames de diagnóstico, os quais são orientados pelo médico a partir da história clínica da pessoa”.

As doenças autoimunes são um grupo de mais de 100 doenças, entre as quais a diabetes tipo 1, o lúpus eritematoso sistémico, a artrite reumatoide, entre outras. Estas caraterizam-se por envolverem qualquer órgão ou sistema do nosso organismo e pela sua origem no sistema imunológico. Atualmente atingem, na sua maioria, três vezes mais mulheres do que homens, sendo uma das dez principais causas de morte nas mulheres com menos de 65 anos.

Entre os seus sintomas mais comuns estão a febre prolongada, dores nas articulações com tumefação associado, manchas vermelhas na face e tronco que aumentam com o sol, fadiga extrema e alterações analíticas como anemia, diminuição das plaquetas, aumento dos parâmetros de inflamação e muito mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório