Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Doces e suculentos. Cinco benefícios do figo (e para quem é 'veneno')

Seco ou fresco, é um fruto suculento e com cores que variam do amarelo ao roxo. O figo é um dos alimentos mais antigos cultivados pelo homem, inicialmente na Ásia, difundiu-se pelo resto do mundo - sendo um 'querido' dos portugueses.

Doces e suculentos. Cinco benefícios do figo (e para quem é 'veneno')
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Figos

Os benefícios do figo são diversos devido à alta quantidade de nutrientes que possui. Potássio, ferro, fibra e cálcio são alguns dos que impactam diretamente no ótimo funcionamento do organismo.

Para o controlo da diabetes, por exemplo, o figo pode ser um poderoso aliado. Além disso, a fruta é importante para o tratamento do acne e para a perda de peso. 

As propriedades nutricionais do figo

Para aproveitar as propriedades do figo na dieta, é importante saber o que este irá agregar ao seu organismo.

Os nutrientes presentes em sua composição nutricional são:

- Vitamina A

- Vitamina B;

- Vitamina K;

- Potássio;

- Ferro;

- Fósforo;

- Cálcio;

- Magnésio;

- Fibras solúveis e insolúveis;

- Antioxidantes;

- Ácidos gordos. 

Quais são os benefícios do figo?

O figo pode ser consumido tanto fresco como seco, dependendo do período em que é colhido e das mudanças provocadas pelos estágios de maturação.

Contra o colesterol

A riqueza de nutrientes, como fibras, ácidos gordos e antioxidantes, nas folhas do figo é ótima para ajudar a diminuir os níveis elevados de colesterol mau (LDL). 

Protege o coração

Este benefício do figo deve-se ao alto teor de potássio e baixo de sódio, combinação que ajuda a regular a pressão arterial e, consequentemente, reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Mantém a pele jovem

O figo retarda o envelhecimento devido à presença das vitaminas B e C, com um alto poder antioxidante que combate os radicais livres, que por sua vez prejudicam a pele.

A sua ação anti-inflamatória previne ainda o aparecimento de acne, o que explica porque a fruta é utilizada na composição de alguns esfoliantes faciais.

Combate a diabetes

O ácido clorogénico presente no figo pode ajudar a controlar os níveis glicémicos e a sua absorção no trato digestivo se associado a uma dieta adequada.

Emagrece

Como qualquer outro alimento que possui uma alta quantidade de fibras, o figo auxilia no bom funcionamento dos intestinos, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que se reflete num abdómen plano. Para além de proporciona uma maior saciedade, afastando a fome.

E os malefícios?

Pessoas que sofrem com acidez do estômago e artrite devem comer esta fruta com moderação.

Assim como qualquer outro alimento, quando consumido em excesso o figo pode também provocar o aumento de peso e entre os diabéticos pode ainda causar disfunções na glicémia, devido aos seus açúcares naturais. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório