Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Os cinco melhores exercícios que pode fazer na sua vida, diz a ciência

Não aprecia ginásios? Não há problema. De acordo com uma pesquisa norte-americana os melhores exercícios para a saúde não exigem que fique ‘preso’ entre quatro paredes.

Os cinco melhores exercícios que pode fazer na sua vida, diz a ciência

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizou um estudo com o intuito de apurar quais são as atividades mais benéficas para a saúde tanto física como mental.

Segundo os dados divulgados pelos investigadores norte-americanos, determinados exercícios ajudam a manter o peso sob controle, melhoram o equilíbrio e amplitude de movimentos, fortalecem os ossos, protegem as articulações e melhoram a memória.

Os académicos sublinham ainda que não importa a idade ou nível de condicionamento físico dos indivíduos para os realizarem.

Está curioso? Eis os exercícios que deve sem duvida alguma começar já a praticar.

Natação

Segundo os especialistas, a natação é o treino perfeito. O exercício faz com que combine o esforço com a resistência que a água promove e alivia o impacto nas articulações, favorecendo um ótimo fortalecimento muscular sem o risco de lesões.

Além disso, a atividade é ótima para a queima calórica, aumento da massa muscular, condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória e também favorece a mente, melhorando o humor e o bem-estar geral.

Musculação

Segundo os investigadores de Harvard, não é necessário ser extremamente musculado para beneficiar dos treinos de força. A elevação de pesos leves não aumenta a musculatura, mas deixa-o mais forte.

E esse resultado é importante para manter a disposição, além de queimar calorias mesmo quando a pessoa está em repouso, pois a prática acelera o metabolismo.

Caminhadas

De acordo com a mesma pesquisa, caminhar é uma atividade simples, mas poderosa. A prática melhora a forma física, diminui os níveis de colesterol mau (LDL), fortalece os ossos, mantém a pressão arterial sob controle, melhora o humor e a memória, além de reduzir o risco de uma várias doenças (incluindo diabetes e patologias cardíacas). 

Tai Chi

O Tai Chi é uma arte marcial chinesa que incorpora movimentos lentos e relaxamento, sendo excelente para o corpo e para a mente. Chamada de ‘meditação em movimento’, a atividade é composta por uma série de posições elegantes com transições suaves entre cada uma.

De acordo com o líder da pesquisa I-Min Lee, professor da Escola de Medicina de Harvard, este exercício é ótimo para pessoas de todas as idades, especialmente as mais velhas, pois a atividade promove mais equilíbrio e melhora a coordenação motora.

Kegel

Os benefícios dos exercícios de Kegel vão além da incontinência involuntária de urina, já que aumentam a circulação sanguínea na área e, portanto, melhoram também o contacto íntimo (combatem o vaginismo, por exemplo) e facilitam o parto e a recuperação após o nascimento do bebé, no caso das mulheres. Já no caso dos homens, os exercícios combatem a ejaculação precoce e a disfunção erétil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório