Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Esqueça o mito do pastel de nata. Os bolos com menos e mais calorias

Segundo a nutricionista Ana Ni Ribeiro o pastel de nata não é de todo o bolo mais saudável e com menor teor calórico. Já quanto à guloseima que mais engorda... bem neste caso a resposta é mais óbvia.

Esqueça o mito do pastel de nata. Os bolos com menos e mais calorias
Notícias ao Minuto

11:30 - 17/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bolos e calorias

Segundo a tabela de composição dos alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o pastel de nata tem 298 kcal/ 100g, o que faz deste bolo um dos com menor densidade energética, quando comparado, por exemplo, com o queque (407 kcal/ 100 g) ou o bolo de arroz (404 kcal/ 100 g). No entanto, como ressalta a nutricionista (no seu blogue A Nitricionista) o bolo industrial com menos calorias é a tarte de maça, que fornece 196 kcal/ 100 g.

Ainda que a profissional ressalte que, em todo o caso, que qualquer uma destas alternativas é uma bomba calórica, tendo por exemplo em consideração que uma refeição equilibrada com sopa, prato e fruta pode ficar pelas 400 a 500 calorias. 

O grande 'vilão' da pastelaria

A má da fita é a tão popular e deliciosa Bola de Berlim, que conta com 662 calorias por unidade. A receita leva farinha de trigo, fermento de padeiro, açúcar, leite, manteiga, raspa de limão ou laranja (em alguns casos), ovos e uma pitada de sal.

De seguida, a massa é frita em óleo e é polvilhada com mais açúcar. Isto tudo faz com que a Bola de Berlim leve a medalha ouro para o pior bolo de pastelaria. Tem 11,6 de gordura saturada — um tipo de gordura associada a problemas de obesidade, colesterol e cancro —, 72,5 gramas de hidratos de carbono, 8,1 gramas de açúcar e 35,6 gramas de gordura.

Já sabe, de quando em quando diga sim a um doce - mas, com moderação!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório