Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Há Festa das Vindimas na Quinta de Lemos, a 21 de setembro

A Festa das Vindimas faz-se na Quinta de Lemos, com o charme dos tempos antigos e das melhores tradições. A iniciativa insere-se num programa do município de Viseu, que inclui concertos, gastronomia e provas de vinho, e que irá trazer à cidade vários chefs estrelados.

Há Festa das Vindimas na Quinta de Lemos, a 21 de setembro
Notícias ao Minuto

18:19 - 16/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vindimas

Porque é de novo Setembro, tempo de lagaradas e de colheitas, é também o momento da Festa das Vindimas no Dão e na Quinta de Lemos. A 21 de setembro, de manhã, esta quinta produtora de vinho receberá todos os que se inscreveram para uma verdadeira experiência de vindima, com apanha de uvas nas vinhas, pisa a pé – caso as condições climatéricas o permitam – e almoço no campo, à moda antiga, sempre com a presença do enólogo da quinta, Hugo Chaves, por perto.

“Esta tradição que todos os anos fazemos questão de manter é algo de que muito nos orgulhamos”, partilha Celso de Lemos, fundador da Quinta de Lemos. “Para nós é também muito importante estarmos inseridos numa iniciativa que une todo o município de Viseu, com várias quintas a participar nesta actividade ancestral”.

Seja Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen ou Alfrocheiro, a vindima de uma destas castas do Dão é garantida na Quinta de Lemos. Localizada entre quatro serras - Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave – que protegem as suas vinhas, esta quinta produtora de vinhos é um local de rara beleza, em que a arte de bem servir e o orgulho na região e no país são visíveis em todos os pormenores.

Notícias ao Minuto© Katya Delimbeuf (Chefs Agency)

As inscrições, limitadas, fazem-se na Câmara de Viseu (vindimas@cmviseu.pt), tendo o custo de 30€ por pessoa, e incluem transporte do centro de Viseu até à Quinta de Lemos, seguro, uma merenda típica à moda das Beiras e o regresso até Viseu, no final.

Associado à Festa das Vindimas de Viseu, que decorre de 20 a 22 setembro, já há seis anos consecutivos, há ainda um extenso programa de actividades gastronómicas e culturais, que inclui provas de vinhos com produtores do Dão, concertos de música, oficinas de artesanato, a pensar nos mais novos – e claro, o programa gastronómico 'Viseu Estrela à Mesa'. Como já sucedeu no ano passado, o chef Diogo Rocha, à frente do restaurante Mesa de Lemos desde sempre, é o curador deste evento – e aquele que se certifica que este festival gastronómico põe na mesa os melhores ingredientes do Dão, como o queijo da serra, a maçã de bravo Esmolfe, os míscaros, a feijoca, a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, o azeite da variedade galega, as avelãs de Viseu, o feijão papo de rola ou a broa de Vildemoinhos.

Durante três dias, Viseu irá receber dez chefs, de Louis Anjos a Pedro Almeida, Hugo Marques, Diogo Pereira, Paulo Cardoso ou Serafim Campos, com especial destaque para o holandês Michel van der Kroft, chef holandês com 2 estrelas Michelin no seu restaurante ‘t Nonnetje. Há razões sobejas para ir a Viseu usufruir dos melhores prazeres da mesa, do vinho e da arte de bem-viver. O pretexto perfeito para um fim-de-semana em grande, dedicado ao vinho e à gastronomia no Dão. Venha daí…

Notícias ao Minuto© Katya Delimbeuf (Chefs Agency)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório