Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Mata 2,6 milhões por ano. Dez factos que tem de saber já sobre colesterol

Para 25% dos portugueses que sofrem de colesterol alto, o terror é real. Vai fazer análises ao sangue e aguarda ansiosamente, perguntando-se 'como estarão os meus níveis de colesterol?'.

Mata 2,6 milhões por ano. Dez factos que tem de saber já sobre colesterol
Notícias ao Minuto

14:47 - 16/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle O que é o colesterol

O colesterol elevado é um vilão que exige alterações por vezes drásticas na vida dos doentes. Normalmente os médicos recomendam algumas mudanças radicais na alimentação e hábitos de saúde (como praticar exercício físico ou deixar de fumar) – em alguns casos, até mesmo cirurgia. Temido entre todos, o colesterol é ainda um problema sobre o qual sabemos pouco.

Como tal, a publicação List 25 reuniu algumas curiosidades a respeito do problema que afeta tantos, não só em Portugal como em todo o mundo.

1 – Diferenças

O colesterol é insolúvel no sangue e, por isso, viaja pela corrente sanguínea sendo transportado em carreiras conhecidas como lipoproteínas. Há dois tipos de lipoproteínas: as de baixa densidade (LDL, da expressão low-density lipoprotein), que é o colesterol ‘mau’, e a de alta densidade (HDL, da expressão high-density lipoprotein), que é o colesterol ‘bom’.

2 – Na prática

O LDL é considerado a vertente ‘má’ do colesterol por que a sua estrutura favorece a formação de placas de gordura no interior das artérias, o que as torna menos flexíveis. O HDL, por outro lado, é considerado ‘bom’ justamente pelo seu poder de remover os depósitos do colesterol mau das paredes internas dos vasos sanguíneos.

3 – Em cadeia

Todo o nosso corpo depende do colesterol para um bom funcionamento, uma vez que a substância desempenha um papel importante em termos hormonais, neuronais e digestivos, por exemplo.

4 – Diferença entre produção e ingestão

O fígado é o órgão que produz 75% do colesterol utilizado pelo corpo. Os outros 25% ficam por conta do que escolhemos comer.

5 – Alerta

A estimativa é de que 2,6 milhões de pessoas morram por ano em todo o mundo devido a alguma doença provocada por altos níveis de colesterol – desde a ataques cardíacos a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

6 – Recomendação

Depois de completar os 20 anos de idade, é fundamental realizar exames sanguíneos que verifiquem os níveis dos dois tipos de colesterol e também dos triglicéridos, outro tipo de gordura no sangue.

7 – Entre os campeões

Entre os alimentos mais ricos em colesterol está o ovo: cada um contém 180 miligramas.

8 – Equilíbrio

Ter o colesterol alto é prejudicial, mas ter níveis muito baixos, também. Mulheres grávidas, por exemplo, se tiverem níveis insuficientes de colesterol, podem dar à luz prematuramente.

9 – Dois lados

Altos níveis de colesterol ‘mau’ podem provocar ataques cardíacos, falha renal, cirrose hepática e disfunções eréteis. Esse mesmo colesterol, quando em níveis normais, é fundamental para uma vida sexual saudável, já que é um facilitador da produção das hormonas sexuais progesterona, testosterona e estrogénio.

10 – Diferenças entre géneros

Geralmente, os homens têm índices de colesterol mais elevados do que as mulheres, mas isso muda quando chegam à menopausa, por volta dos 55 anos. A partir daí, os níveis de colesterol no corpo feminino aumentam e, inclusive, ficam mais elevados do que os mantidos em média pelos homens.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório